3 podcasts que podem ser uma boa companhia

Para além da televisão, da rádio e da música, há outras coisas que se podem ouvir para ocupar o tempo com minutos de entretenimento ou conhecimento. Falamos de podcasts, um formato parecido com um programa de rádio mas que pode ser ouvido sem data marcada, na internet. Noutros dias, os podcasts podiam ser a banda sonora ideal nas viagens de carro, de transportes públicos ou a pé, numa sala de espera ou nas lides domésticas e permitem-nos ouvir uma boa conversa mesmo quando estamos sozinhos. Agora, em casa, podem ser a companhia que escolhemos.

Qualquer pessoa pode criar um podcast. Habitualmente, todos os autores de podcasts seguem um tema e utilizam cada episódio para contar histórias, entrevistar pessoas diferentes, fazer debates ou apenas conversar sobre assuntos diferentes. Os ouvintes podem ouvir apenas os episódios que mais interessem ou assinar o podcast e, dessa forma, serem sempre avisados que um episódio novo foi publicado.

Para além de explicarmos como podem dar os primeiros passos no universo dos podcasts, pedimos algumas recomendações a uma ouvinte habitual com interesses variados.

Como ouvir um podcast?

Para se iniciarem neste mundo novo, podem procurar a aplicação Podcasts no vosso Iphone ou no telemóvel Android, ou aceder a plataformas como o Spotify. Em seguida, basta procurar por autores, programas ou temas que vos interessem.

O que podemos ouvir?

Ana Amorim, autora do blogue Três antes dos Trinta, ouve mais podcasts do que rádio ou televisão. Fá-lo nas viagens, enquanto anda em arrumações ou quando pára para almoçar. Ao contrário do que possam pensar, os podcasts não são formatos pensados para uma única geração, antes são conversas que, na opinião de Ana, não são para gente nova – são para gente. Estas são algumas das suas recomendações:

45 graus

Da autoria de José Maria Pimentel, é um podcast independente onde podem ouvir conversas com quem pensa os grandes temas da ciência, sociedade, economia, política, filosofia e muito mais. As temáticas são as mais variadas, mas são sempre expostas de forma acessível. Destacam-se os episódios de conversas com Pedro Boucherie Mendes, Ricardo Araújo Pereira, Luana Cunha Ferreira, Pedro Morgado, Gonçalo Gil Mata, e ainda a série de Orientações Políticas.

Governo Sombra

Descreve-se como um programa da actualidade revista por um governo que não manda, uma forma mais ligeira de ter um resumo da actualidade feito por Ricardo Araújo Pereira, Pedro Mexia, João Miguel Tavares e Carlos Vaz Marques.

Perguntar não Ofende

Daniel Oliveira entrevista, semanalmente, um convidado e, segundo o autor, os temas são quase sempre sobre política, às vezes sobre coisas mais interessantes. Entre várias outras conversas, destacamos a de Graça Freitas e de Pedro Siza Vieira sobre os desafios do coronavírus.

Texto: Joana Pires Araújo
Fotos: Banco de imagens, 45 graus, Governo Sombra e Perguntar Não Ofende

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.