Juntem amigos e ponham a conversa em dia com estes sistemas de videochamada

Na senda desta nossa reinvenção diária de rotinas e soluções para as mais variadas necessidades a que a quarentena obriga, há um tema incontornável mas que se calhar nem todos estão actualizados em relação a todas as suas potencialidades: a teleconferência. É muito provável que a vossa empresa vos tenha enviado para casa, optando pelo formato de trabalho remoto, mas o isolamento social por causa da pandemia do novo coronavírus também aumentou a necessidade de comunicar com amigos e familiares à distância. 

Beber um copo com o grupo de amigos, festejar um aniversário, ensaiar com a banda, almoçar e jantar virtualmente com aqueles de quem têm saudades é possível e pode ser bem divertido através dos vários serviços e aplicações (apps) disponíveis para computadores, tablets e smartphones, com sistemas operativos Android ou iOS.  A maioria é gratuita e algumas nem precisam de instalar, como o Skype, só de ligação à Internet. Deixamos aqui alguns dos mais usados. 

HouseParty 

Como o nome indica não foi propriamente pensada para trabalho. Com esta app gratuita podem fazer videochamadas para várias pessoas e criar uma autêntica festa porque ela disponibiliza filtros e jogos de desenho e quiz, por exemplo (só disponíveis se usarem o telemóvel). Está disponível para utilizadores com iOS, Android, Chrome e macOS. Descarregam-na aqui e é só adicionarem quem quiserem. Uma particularidade é que o HouseParty alerta quando os vossos amigos estão online para poderem chamá-los e motivá-los para o encontro. O tempo é ilimitado.

 Jitsi

É uma plataforma open-source que permite facilmente fazer videochamadas gratuitas. O utilizador só tem de aceder ao site oficial do serviço, que é este, e indicar um nome para a reunião. Também podem instalar o plugin no Chrome para integrar a reunião virtual no vosso calendário da Google, por exemplo. Dá para cerca de 75 participantes, transmissões públicas ou privadas. Também é possível partilhar o vídeo no YouTube e partilhar o ecrã. Funciona tanto no computador como no smartphone.

Microsoft Teams

É  mais uma alternativa da Microsoft para a comunicação empresarial, antes era só para assinantes do Office 365 mas agora tem um plano gratuito que permite fazer videoconferências com até 300 pessoas, guardar 10 GB de arquivos por equipa e mais 2 GB por usuário. Permite a partilha de ecrã, edição colaborativa de documentos do Microsoft Word, Excel, PowerPoint e OneNote e dá para conectar aplicações externas, como a Trello e a Evernote. Está aqui.

Skype

É uma app já bem conhecida de todos, talvez a mais conhecida, e agora pertence à Microsoft. Para ser usada têm de descarregar a ferramenta de conversação aqui e instalar no computador, smartphone ou tablet antes de começar a usar. Permite comunicar através de texto, áudio ou vídeo, permite partilha de ecrã e tem também a possibilidade de traduzir conversas em tempo real. 

Google Duo, Hangouts e Meet 

Estão integrados no Gmail (ou seja, têm de ter uma conta Google). O Duo é muito simples, clicam aqui e aparece a vossa lista de contactos para poderem ligar, só chamada de voz ou vídeo. O Hangouts activam aqui e permite trocar mensagens online, fazer chamadas telefónicas e videochamadas gratuitamente com até 10 pessoas. Uma vantagem é que sendo da Google ele importa a vossa lista de contactos automaticamente, o que facilita o início das conversas. Para usarem só têm de clicar em Videochamada e convidar os participantes por e-mail ou link. Permite partilhar o ecrã do computador. Por causa da pandemia do novo coronavírus a empresa liberou o Hangouts Meet que é uma versão voltada para comunicação empresarial, antes apenas disponível para assinantes do G Suite e paga.

Texto: Filipa Queiroz
Fotos: Jitsi, banco de imagens

Actualizado às 15h37 de 3 de Abril, 2020

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.