Este é um óptimo antídoto para a ansiedade provocada pela pandemia

Apropriado para qualquer idade, o yoga é uma prática com resultados incríveis no que toca ao alívio do stress, da ansiedade e dores no corpo (sobretudo na coluna), além de melhorar o equilíbrio e promover a sensação de bem estar e boa disposição. O estado de emergência que vivemos, devido à pandemia do novo coronavírus, pede a toda a população a reclusão e, como já tínhamos referido aqui, a prática de exercício físico e de actividades de que gostam, bem como o tentarem manter algumas rotinas, são mesmo muito importantes. 

Por todo o mundo, ginásios e outros locais com sessões de exercício físico fecharam as portas mas graças à tecnologia, treinadores e orientadores uniram-se aos seguidores e começaram a transmitir as aulas a partir de casa e em tempo real na Internet.

Em Coimbra, as aulas de yoga da Casa da Esquina continuam todas as segundas e quartas-feiras, às 18h30, via Zoom - um aplicativo de videoconferência. Fizemos uma aula com a orientadora São Rodrigues, praticante desde 2009 e orientadora desde 2011 que, do outro lado do ecrã, faz de tudo para enviar boas energias e a sensação de serenidade e escape que o momento pede. As aulas são adequadas a qualquer pessoa, independentemente da idade e experiência.

Se já estão a pensar: Onde é que tenho tempo para isso? porque têm filhos, por exemplo, podem sempre convidá-los para vos acompanhar. O importante é que se permitam esta 1h30 de pausa do trabalho, lides domésticas, redes sociais e notícias sobre o COVID-19 para exercitar corpo e mente. Não precisam nem de muito espaço nem de ir para o exterior: apenas (no caso) Internet, um tapete e roupa confortável.

Benefícios 

Os benefícios que a prática yoga pode trazer numa situação como a que estamos a viver são vários e quem pratica sabe bem disso, explica São Rodrigues. Através de exercícios posturais associados à respiração, a prática ajuda a fortalecer quer fisicamente, quer mentalmente o nosso corpo. A orientadora defende que a prática ajuda a regular estados emocionais que se podem manifestar mais instáveis agora e que, para quem ainda não tem a sua prática pessoal, é a oportunidade de através das aulas guiadas em linha manter uma sensação de união com outras pessoas, quer com o professor quer com outros alunos, uma vez que nos é imposto o isolamento. Temos a sorte de ter ferramentas que nos permitem fazer isto.

São Rodrigues admite que a nova forma de ensinar também é um enorme desafio para ela. Para além da ausência de contacto com os alunos, numa prática que é das sensações, e as eventuais falhas da Internet, por questões de direitos de autor também não pode partilhar a música tranquila que geralmente embala as sessões Yoga na Casa. Mas vocês podem escolher a banda sonora que quiserem e se acrescentarem incenso melhor ainda.

A experiência pode mudar os vossos dias e o preço por cada aula é acessível, custa 5€, pagos por transferência bancária. Se se quiserem inscrever façam-no através do email da orientadora: borena@disroot.org.

Texto: Filipa Queiroz
Foto (capa): Fernando Antunes Amaral
+ Banco de imagens

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.