Quais as medidas de resposta ao COVID19 para cada sector de actividade?

Tudo o que está a acontecer no nosso país e no Mundo é totalmente novo para todos nós. O primeiro (e principal) desafio é a saúde e esse foi o foco das notícias que nos chegaram e das conversas com familiares e amigos. Em seguida, as incertezas: que futuro se desenha para aqueles que fecham as portas dos seus estabelecimentos comerciais? E para quem não pode produzir eventos? E quanto recebemos se ficarmos em casa com os nossos filhos porque as escolas estão encerradas?

Nesta página, o Governo está a listar todas as medidas excepcionais de resposta ao COVID-19 coronavírus que dão algumas respostas aos desafios que os diversos sectores de actividade enfrentam.

Da agricultura às empresas, dos trabalhadores às artes, das escolas aos restaurantes e bares, este é o conjunto de acções planeadas pelo Governo e que está em permanente actualização.

Trabalhadores

Informações relativas ao regime de prestação de teletrabalho, ao isolamento profilático, subsídios de doença, de assistência a filho e a neto, faltas ao trabalho de trabalhadores por conta de outrem, apoios financeiros para trabalhadores independentes e medidas pensadas para os trabalhadores de serviços essenciais.

Empresas

Informações relativas às linhas de crédito disponíveis que representam 3 mil milhões de euros de financiamento adicional à economia, com um período de carência até 12 meses, amortizadas até 4 anos e que se destinam aos sectores da restauração e similares, turismo e indústria.

Apoio às Artes

Informações relativas a medidas aprovadas em Conselho de Ministros para apoiar empresas, associações, cooperativas e profissionais independentes.

Instituições, Respostas Sociais e Acção Social

Informações relativas a medidas para pessoas com deficiência, para as suas famílias e entidades que lhes prestam apoio.

Agricultura

Informações relativas a apoios para fazer face às necessidades de fundo de maneio e de tesouraria, entre outras.

Texto: Joana Pires Araújo

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.