Sugerimos eventos culturais para assistirem do sofá

Devemos respeitar as recomendações da Direcção-Geral de Saúde e ficar por casa para não propagar o novo coronavírus. Apesar da necessidade de limitar as interacções sociais, é possível continuar a viver o quotidiano com relativa normalidade.

Para além de termos feito uma lista de restaurantes, lojas e serviços com entrega ao domicílio, em regime de take-away ou on-line, de espaços que vendem frescos, mercearias e vinhos, há alguns eventos culturais a que podem assistir do conforto de vossa casa.

Continuar a comprar localmente é uma forma de contribuir para que pequenos negócios possam ultrapassar estas semanas de forma menos conturbada. E não é confortável receber livros, comida ou assistir a espectáculos a partir do sofá de casa?

Este conjunto de artigos está em permanente actualização: partilhem-no com os proprietários de restaurantes que fecharam as portas mas talvez possam continuar a servir para fora (em regime de take-away ou entrega ao domicílio), com quem tem lojas agora vazias mas com tantos produtos que podem ser comprados online, com agentes culturais que conseguem fazer transmissões em directo dos seus eventos, com profissionais que vos podem dar um treino em casa do outro lado do ecrã ou discutir um projecto de uma obra que andam a pensar fazer, entre tantos outros que podem conseguir adaptar o seu negócio às exigências dos dias que atravessamos. Basta que nos contactem por e-mail, para geral@coolectiva.pt.

Agenda cultural

14 Março, às 21h30 | Concerto de Salvador Sobral e André Santos - Quinta das Canções -, com transmissão em directo na página do Facebook do Salvador Sobral.

15 Março, às 11h | Hora do Conto da livraria Faz de Conto, com transmissão pelo Instagram.

15 Março, às 11h | Concertos para Bebés, Bebés em Transe (Daniel Reis), com transmissão live. Carece de inscrição por e-mail para producao@musicalmente.pt até às 10h de 15 de Março.

17 de Março às 15h e às 22h | A Grande Emissão do Mundo Português, do Teatrão, emitido na Rádio Universidade de Coimbra em ruc.pt ou 107.9 FM

25 Março, às 16h | Leitura encenada da peça O evangelho de Van Gogh (produção: Dona Mona), transmitida on-line na página do Salão da Frida.

Palavras que nos tocam

A Cooperativa Bonifrates lançou uma iniciativa através da página no Facebook para manter o contacto entre todos os que gostam da poesia e do teatro e que tem como objectivo despoletar um vírus criativo que responda à inacção a que o tempo convida. Em cada dia é publicado em vídeo e audio um poema, dito, para começar, por membros da Bonifrates.

A escolha recairá em textos luminosos, com esperança e um espírito positivo, que mostrem que a cultura é uma festa, mesmo em tempos de escuridão. O nome do projecto é Há palavras que nos tocam, inspirado nos versos Há palavras que nos beijam, de um poema de O’Neill. A Cooperativa Bonifrates propõe que as pessoas continuem a tocar-se, a sentir-se e a beijar-se nesta inquietação e nesta lucidez que marcam a aventura sempre incerta da existência, mas sempre solidária na comunhão com os outros. Contra o vírus da doença, do isolamento e da inação, o vírus-antídoto da poesia!

Texto: Joana Pires Araújo
Fotos: Salvador Sobral, Salão da Frida e Concertos para Bebés

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.