Frescos, mercearias e vinhos com entrega em casa ou take-away

Devemos respeitar as regras impostas pelo Governo durante o estado de emergência e ficar por casa para não propagar o novo coronavírus. Só devemos sair de casa numa situação de necessidade e seguindo as restrições enunciadas.

Fizemos uma lista de lojas e serviços com entrega ao domicílio, em regime de take-away ou on-line: espaços que vendem frescos, mercearias e vinhos mas também lojas, restaurantes e até eventos culturais com transmissão directa. Continuar a comprar localmente é uma forma de contribuir para que pequenos negócios possam ultrapassar estas semanas de forma menos conturbada porque não são apenas as grandes superfícies que se mantêm abertas.

Este conjunto de artigos está em permanente actualização: partilhem-no com os proprietários de restaurantes que fecharam as portas mas talvez possam continuar a servir para fora (em regime de take-away ou entrega ao domicílio), com quem tem lojas agora vazias mas com tantos produtos que podem ser comprados online, com agentes culturais que conseguem fazer transmissões em directo dos seus eventos, com profissionais que vos podem dar um treino em casa do outro lado do ecrã ou discutir um projecto de uma obra que andam a pensar fazer, entre tantos outros que podem conseguir adaptar o seu negócio às exigências dos dias que atravessamos.

Basta que nos contactem por e-mail, para geral@coolectiva.pt.

Superfrutas
Regularmente recomendada pela blogger Joana Costa Roque, a Superfrutas vende frutas e legumes mas também sumos naturais e produtos tradicionais. Faz entregas ao domicílio, basta contactar por telefone (239 051 788)

Dona Rosa Bio
Os cabazes da Dona Rosa custam entre 5 a 10€, consoante a quantidade de frutas e legumes que os compõem. Todas as semanas, a lista de produtos frescos é actualizada, em função do que a terra der. Efectua entregas ao domicílio na zona de Coimbra às sextas-feiras a partir das 16h30 e na Figueira da Foz aos Sábados, a partir das 17h30. Devem fazer a encomenda online, com 24h de antecedência.

Mercearia À Portuguesa
Directamente da Rua das Padeiras para vossa casa, esta Mercearia à Portuguesa faz entregas ao domicílio de frutas, legumes, queijos, enchidos e muitos outros produtos que recheiam uma despensa tradicional. Encomendas por telefone, para 914 110 162.

Bordaleira
Já vos falámos aqui desta loja de produtos alimentares e artesanais serranos que é o sítio ideal para comprar Queijo da Serra da Estrela, queijo de cabra, requeijão, Queijo da Serra de fatia, curado e queijo fresco. Também há bolachas de tomilho com limão, borrachões, mel, vinhos, meias e mantas de lã, as famosas pantufas serranas de burel e enchidos da zona da Guarda e de Seia, inclusive alheira vegetariana e farinheira de pão. Entregas ao domicílio para encomendas efectuadas por telefone, para 967896384.

Grupo de Consumo Horta na Cidade
Disponibilizam uma lista de ovos, conservas, pão, arroz, sal, azeite e vegetais frescos acabados de colher pelos agricultores, que são agora fundamentais neste momento de crise global; é uma forma de apoiar os pequenos agricultores locais e receber os alimentos em casa. Mais informações hortanacidade@gmail.com ou por mensagem no Facebook.

½ Alqueire
Em Ancião, a mercearia ecológica ½ Alqueire entrega ao domicílio diversos produtos: detergentes, sabonetes de corpo, champô sólido e outros artigos de higiene pessoal, frutos secos, bolachas, arroz e massas, flocos de cereais, granola, leguminosas e ervas para chá. Encomendas por e-mail, para filipagracastore@gmail.com.

Rota da Bairrada
A loja online de vinhos da Rota da Bairrada está a funcionar a todo o vapor para que possam ir molhando o bico com garrafas de diversos produtores da região.

A Camponeza
A garrafeira fornece através do Uber Eats, este é o link. 

75cl Vinhos & Companhia 
A empresa de distribuição de vinhos sediada em Coimbra fornece para a restauração e garante um serviço de entregas ao domicilio com os cuidados de higiene necessários. O contacto é o 91 108 26 86.

Fruta da 5ª
Entrega frutas ou hortas frescos em casa. Têm toda a informação no site e a empresa garante que está a adoptar procedimentos para evitar propagação da COVID-19.   

Nutvitae
Esta loja on-line de frutos secos e sementes, de Coimbra, entrega em todo o país e até no estrangeiro, com preços muito apetitosos

Rei da Fruta e Não Só
Esta mercearia da R. Bernardo de Albuquerque tem muito mais do que fruta e entrega em casa. Basta contactarem por telefone (239483734) e agendar.

Animais de estimação

Husse
A Husse Coimbra, representante da marca no distrito de Coimbra, funciona exclusivamente com entregas ao domicílio de produtos para cães e gatos, especialmente comida (pet food). Os amigos de 4 patas também continuam a precisar de comer todos os dias, basta fazer uma encomenda online.

Texto: Joana Pires Araújo
Fotos: Dona Rosa, Mercearia À Portuguesa, 1/2 Alqueire, Rota da Bairrada, Fruta da 5ª, Husse Coimbra.

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Madalena Reis
28.03.2020

Muito obrigada por este artigo, que era mesmo do que eu estava a precisar!