Todas as sextas-feiras às 18h queremos ouvir música e relaxar aqui

Quer tenham um horário de trabalho convencional, quer trabalhem por turnos ou fora de horas, os dias da semana organizam o nosso tempo e a sexta-feira traz no bico alguma sensação de descontracção. Em muitas cidades, em Portugal e lá fora, os finais de tarde são gozados em cafés, bares e pubs com a chamada happy hour ou after-work. Trata-se de um momento depois do trabalho em que as pessoas se juntam para um par de horas relaxadas, que ajudam a sacudir o ritmo frenético da semana que chegou ao fim, os prazos e as obrigações que agora esperam por segunda-feira.

Em Coimbra, todas as sextas-feiras às 18h, a Casa das Artes Bissaya Barreto abre as portas e acolhe toda a família para a Matinée, num convite a que os corpos e as cabeças se entreguem ao relaxamento, ao som de boa música, na companhia de boas conversas e com um copo na mão. O jardim e a casa do n.º 83 da Avenida Sá da Bandeira são de entrada gratuita para as Matinées, conseguem entrar e sair as vezes que entenderem até às 21h. Podem comprar lá bebidas, há protecções de ouvidos para os mais novos e um relvado espectacular que convida à boa disposição. 

Destaques 

Os meses de Março e Abril vão contar com uma grelha forte e variada de convidados que prometem trazer música para vários ouvidos: para além de se comemorarem dois aniversários de rádios da cidade (os 34 anos da RUC e os 2 anos da Rádio Baixa), a Casa das Artes vai ser o palco de Bob Figurante, o dj de reggae mais conhecido no país, A Boy Named Sue, um dj de rock que anima pistas de dança de Norte a Sul do país, Tiago Miranda que é um dos pilares do clube Lux Frágil, e ainda Elite Athlete, de João Almeida, locutor de programas de música electrónica.

 

Março 

Dia 6 | RUC - Rádio Universidade de Coimbra
É a única rádio escola do país e existe há mais de 30 anos com o espírito bem assente nas liberdades criativas individuais. Para assinalar o seu 34.º aniversário, os 3 últimos directores de programação reúnem-se para narrarem um pouco a história da Rádio nos últimos anos.

Dia 13 | Selecta Bob Figurante
Este nome confunde-se com a história das festas dedicadas à cultura reggae-dub em Portugal nas últimas 3 décadas. Um verdadeiro embaixador do modo de vida Rastafari entre nós e nos muitos festivais internacionais em que tem marcado presença.

Dia 20 | DJ A Boy Named Sue
Personifica o rock em várias malas de discos que já viram centenas de pistas de dança em muitas cidades diferentes. Tiago André assina este versátil projecto de onde saltam géneros musicais como Rhythm & Blues, Soul, Exotica, etc. É o autor do programa Cocktail Mariachi na RUC e tem crónica regular no Indiegente da Antena 3.

Dia 27 | Pérola Negra
É um programa da RUM que desde 2016 junta Ana Pacheco e Nuno di Rosso na busca do melhor groove da música de tradição negra. As pérolas musicais raras que encontram têm também lugar regular em pistas de dança do norte do país.

Abril

Dia 4 | Tiago Miranda
Editor, produtor, músico e um dos pilares do clube Lux Frágil, além de fundador da editora Interzona13. Já o ouvimos com os Gala Drop ou os Pop Dell'Arte e transvestiu-se de TNT Subhead ou Dezperados. No fundo, é um camaleão da electrónica.

Dia 9 | Elite Athlete
João de Almeida é locutor de programas cheios de amor à música electrónica como o Origami, Kepler, Umlaut e Metro, todos na RUC. Já editou discos pela Crowdspacer, Cult Trip Records e Extended Records e hoje assina o podcast sobre música electrónica, Brava.

Dia 17 | Rádio Baixa
Numa iniciativa independente, projecta DJs locais, nacionais e internacionais todos os fins de semana para um público ilimitado, dependendo sempre do alcance da sua emissão online. Parceira da Casa das Artes na emissão da Matinée. 

Dia 24 | David Rodrigues
Confunde-se com as nossas melhores memórias numa pista de dança. Padrinho da produtora Cosanostra Coimbra, e autor do programa Pangrama, na RUC, tem uma história que se intersecta com a memória da música electrónica de Coimbra.

Enko
Faz o programa Omtanke11 na Rádio Quântica e é o fundador do projecto Ocaso, um projeto de Dub, ambient e electrónica. Viaja quase sem pausas entre pistas de dança de norte a sul do país, arranjando ainda tempo para editar e lançar algumas músicas.

Texto: Joana Pires Araújo
Fotos: Casa das Artes Bissaya Barreto, RUC - Rádio Universidade de Coimbra, Selecta Bob Figurante, DJ A Boy Named Sue, Pérola Negra, Elite Athlete e Rádio Baixa

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.