Fomos almoçar na maior despensa da região de Coimbra

A dica chegou-nos de vários lados: têm de ir experimentar um restaurante que funciona nas instalações do Mercado Abastecedor da Região de Coimbra, em Taveiro. Seguimos as mesmas indicações que dezenas de camiões TIR para entrar no aglomerado de armazéns industriais onde operam mais de 130 operadores que vendem frutas e vegetais. O recinto conta ainda com uma central de lavagens de embalagens e três restaurantes, entre os quais O Mercado.

Almoçar numa zona industrial não é uma descrição carregada de glamour mas a sala de refeições deste restaurante é agradável por ser toda envidraçada e, por isso, luminosa e como se encontra numa placa ajardinada e tem esplanada, faz-nos esquecer os edifícios que o rodeiam. A decoração de inspiração náutica convida-nos, de imediato, a um mergulho no peixe fresco e a alimentos preparados de forma simples.

Almoço

Pedimos robalo grelhado, servido com batata assada e brócolos, que devorámos num abrir e fechar de olhos, sem sequer lhe termos deitado uma gota de azeite. Estava suculento e com aquelas marcas da grelha e do sal que se tornam viciantes quando estalam na boca.

Quando o prato chegou à mesa, a funcionária desculpou-se ó menina, esqueci-me da sua sopa, ainda quer que lhe traga um pratinho? e nós desculpámos porque isto acontece quando o atendimento é simpático e honesto. A partir das 14h30, a sala foi-se esvaziando e comemos em sossego a sobremesa, uma taça de serradura.

A carta é sempre a mesma, varia o peixe do dia que dependem do que há no mercado. O forte da casa são os grelhados (de peixe e carne) mas outros pratos como o arroz de lampreia, as enguias fritas e o arroz de línguas de bacalhau já reúnem muitos fãs.

O proprietário José Roma foi chefe de vendas e, quando ficou desempregado há 8 anos, arrancou com a abertura d’O Mercado. Conhecia o espaço e reunia todas as condições para poder fazer aquilo que queria com o peixe, não é fácil encontrar um local com grelhador e expositor de peixe na rua.

 

Restaurante O Mercado
Mercado Abastecedor De Coimbra (Taveiro, Coimbra)
Horário: Segunda a Sexta, das 9h às 24h
Reservas: 917 573 306

Texto e fotos: Joana Pires Araújo

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Jorge
24.02.2020

Fui lá duas vezes, a primeira estive mais de uma hora para ser servido, desisti e vim embora. A segunda fui com colegas de trabalho beber uma cerveja, fomos convidados a ir embora porque estávamos com fardas de trabalho.