Sabem onde é que compram bom Queijo Serra da Estrela em Coimbra?

O Queijo da Serra da Estrela é praticamente património nacional mas nem sempre se encontra o melhor e ao preço mais justo. Ricardo Patrício apercebeu-se disso e quando deixou o trabalho numa companhia de seguros há 5 anos pegou nos produtos das origens beirãs e abriu uma loja de produtos alimentares e artesanais serranos numa das ruas mais bonitas de Coimbra. Nasci cá mas os meus pais são de Celorico da Beira e foi lá que cresci, contou-nos ao balcão do acolhedor negócio escondido entre dois bazares na Avenida João das Regras, mesmo em frente ao Portugal dos Pequenitos. 

Como o meu pai teve durante muito tempo um restaurante eu conhecia mais ou menos bem o produto, continuou o proprietário. Chamou à loja Bordaleira em homenagem à ovelha que é raça autóctone da Serra da Estrela e desde então tem sido acumular fãs na cidade e não só. Os primeiros anos de negócio foram difíceis porque as pessoas estavam muito habituadas a um produto mais fabricado, mais transformado, e foi preciso fazer aqui provas para mostrar que o sabor é diferente. As pessoas começaram a habituar-se e a perceber que valia a pena, garantiu.

Best seller

O queijo é de longe o produto que mais vende na Bordaleira, quer para clientela local quer para outros pontos do país e mesmo no estrangeiro. Ricardo garante qualidade e originalidade do queijo manufacturado com leite de Ovelha da Serra da Estrela e/ou Churra Mondegueira e a um preço justo. Tanto que actualmente fornece para vários estabelecimentos de restauração e até já criou a própria marca de amanteigado.

Também há queijo de cabra, requeijão, Queijo da Serra de fatia, curado e queijo fresco de marcas de confiança do proprietário como a Quinta Madre de Água. São produtos que ligam às origens e fazem com que as pessoas se sintam mais perto, contou. Ainda ontem tive cá uma senhora que é do Interior e está na Mêda há 50 anos, soube da loja e disse-me que quando compra este tipo de produtos depois se senta em casa a comer e a recordar e sabia-lhe muito bem - isso é importante.  

Produtos serranos

Já provaram bolachas de tomilho com limão? E borrachões? Na Bordaleira também há, assim como mel, vinhos, meias e mantas de lã, as famosas pantufas serranas de burel e enchidos da zona da Guarda e de Seia, inclusive alheira vegetariana e farinheira de pão. Quis um produto que se diferenciasse e depois de uma conversa com um senhor que teve uma casa da Serra da Estrela cá ele disse-me que fazia bem em abrir a loja porque cá não havia ou o que havia era caro e passou-me alguns contactos, disse Ricardo.

Também há produtos sazonais, como a castanha e a cereja, a última originária de Alcongosta, no Fundão. Mais uma vez, o proprietário garante que a prioridade está na qualidade dos produtos. Aceitam-se encomendas, Ricardo Patrício envia pacotes para todo o país e também para fora, e o futuro reserva novidades. Agora a aposta vai ser em produtos com componentes não aditivados, mais virado para o biológico.

Texto: Filipa Queiroz
Fotos: Filipa Queiroz e Bordaleira

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Carmen Manangao
16.02.2020

Estive em Coimbra por 2 meses e oque pude conhecer, conheci.
Mas deixo uma sugestão de um lugar que chamou atenção e merece tb parti cipar deste roteiro. A Praça do Comércio e suas vielas em torno. Uma verdadeira história da arquitetura medieval; andava olhando pra cima, admiran do os velhos casarios. A Igreja de São Bartolomeu e São Tiago tb merecem ser visitadas, sem falar do proprio Largo, onde no passado existiu um Hospital fechado por Marques de Pombal e que pertencia aos Jesuítas, estes perseguidos por ele. Existe tb uma espécie de um poste no sentido Igreja de São Bartolomeu e que poderia tb ser divulgado.
Dar mais atenção ao comercio desta área onde encontrei pessoas maravi lhosas, um bom comércio diversificado. Na região ainda possui bons restaurantes… Porque não dar atenção a esta baixa Coimbra. As próprias igrejas fazem parte deste contexto medie val. Nós psssamos por uma construção onde apresenta como era tipicamente uma casa medieval.
Fiquei apaixonada.pela area, asdim como por todos os lugares histó ricos por onde passei.