O Centro de todos os Carnavais é aqui

Chegou aquela altura do ano em que muitos andam a tratar das fatiotas e a decidir onde vão passar o Carnaval. O Entrudo português remonta ao século XV e depois de ter sido exportado para o Brasil recebeu do outro lado do Atlântico nuances de samba e folia que, em alguns sítios, o fizeram ganhar ainda mais vida e mais cor. Uma coisa é certa: se há muitos Carnavais no país, na Região Centro estão alguns dos mais concorridos e um é novidade. 

Coimbra vai ter um Carnaval à moda do Brasil. O Grupo do Beco, Coletivo Vozes do Mundo e Doceria Doce Amor juntaram-se para fazer um carnaval tropical com bateria, concentração, desfile a céu aberto e festas nos dias 21, 22, 23, 24 e 25 de Fevereiro. Podem ver a programação completa aqui. De resto, faça chuva ou faça sol, estes vão ser alguns dos sítios onde não vai faltar animação para celebrar o Entrudo este ano:

Entrudo nas Aldeias do Xisto

20 de Fevereiro | info e inscrições aqui

Nas Aldeias do Xisto de Góis a tradição do chamado Entrudo foi recuperada pela Lousitânea e agora anima as ruas de Aigra Nova e vizinhas todos os anos no Carnaval. Ao longo do percurso tudo é permitido: declamar quadras jocosas sobre os habitantes baseadas em estórias que aconteceram ao longo do ano, atormentar as velhas e seduzir as novas. Há actividades como bailarico, ateliê de construção de máscaras em cortiça, jogo do pau, desfile e este ano uma Queima do Entrudo, que é uma espécie de espantalho. 

Torres Vedras

21 a 26 de Fevereiro | info aqui

Com as célebres matrafonas, o Carnaval de Torres Vedras é imenso e este ano tem como tema Magia & Fantasia. Durante 6 dias as ruas enchem-se de cabeçudos que dançam ao som dos Zés Pereiras, carros alegóricos que satirizam figuras conhecidas e foliões que se divertem num Carnaval em que quem visita também participa. 

Nazaré

2 a 26 de Fevereiro | Programa aqui 

Atrai milhares de turistas e habitantes da região. Desde os trajes tradicionais até às cegadas, todos os anos o Carnaval da Nazaré tem um mote que, por norma, é uma expressão típica nazarena. Este ano é Beu Água da Fontinha. O desfile de Domingo é dia 23 de Fevereiro e o Entrudo na 3ª feira de Carnaval, dia 25 de Fevereiro mas há bailes nas colectividades todos os Sábados até ao Carnaval. Dia 15 é o Sábado Magro e dia 26 o Enterro do Santo Entrudo. 

Alcobaça

20 a 26 de Fevereiro | info aqui

Este ano o tema é Folia & Algazarra. No coração de Alcobaça, frente ao Mosteiro, juntam-se milhares de foliões de todas as idades. Começa com um baile dedicado à população sénior, no dia seguinte há desfile infantil que percorre as ruas da cidade e as noites estão a cargo de vários DJ's das 22h às 4h. A tenda tem ainda animação nas tardes de domingo e 3ª feira de Carnaval, quarta-feira de cinzas há o tradicional Enterro do Entrudo. 

Mealhada

16 e 21 a 25 Fevereiro | info aqui

É um Carnaval Luso-Brasileiro e este ano tem como rainha Luciana Abreu e como rei Leonardo Vieira. Dia 16 é a vez dos pequeninos, no Carnaval de Palmo e Meio, com um desfile da Rua Visconde Valdoeiro à Av. Dr Manuel Lousada. O resto é o que se conhece, muito samba, calor humano e boa disposição. 

Estarreja

14 a 25 de Fevereiro 

Reza a história que pelos inícios do século XX o povo fazia sair à rua, ainda que de forma tímida, a crítica social que contrastava com os caraterísticos bailaricos que reuniam a alta sociedade da então Vila de Estarreja. Em 1903 aparece na imprensa local a realização de um desfile mas foi a partir do final dos anos 60 que grupos de entusiastas começaram a dinamizar o regresso da festa carnavalesca. Nos anos 80 chega o samba e agora o programa é enorme, como muita coisa a acontecer. Um momento alto é dia 19, 4ª feira, com as Marchas Luminosas. Programa completo e + info aqui

Ovar

1 a 25 de Fevereiro

É organizado desde 1952 mas acrescem mais algumas dezenas de anos de carnaval livre e espontâneo tornando-o numa tradição secular com características singulares. Este ano os Reis do Carnaval 2020 são El-Rei Ti Américo - O Guardião e Sua Alteza A Rainha D. Esmeralda – A Associativa. De resto Toy, Quim Barreiros e Anselmo Raph são alguns dos nomes que também vão animar as festas. Programa completo e + info aqui

Canas de Senhorim

22 a 24 de Fevereiro

No concelho de Nelas acontece um Carnaval que se diz diferente, em que desfilam em despique dois bairros da vila, o Paço e o Rossio. As marchas carnavalescas percorrem as ruas na 3ª feira Carnaval e entram em despique no cruzamento principal. A marcha que cantar e dançar com mais alegria é a vencedora. + info aqui 

Cabanas de Viriato

2 a 25 de Fevereiro | + info aqui

No concelho de Carregal do Sal, o Carnaval de Cabanas de Viriato de que já falámos aqui distingue-se pela tradicional Dança dos Cús: ao terceiro compasso da música – uma valsa tocada pela filarmónica – os pares, divididos em duas filas, viram-se para o centro e chocam os traseiros. O Carnaval tem séculos de tradição de séculos. 

Vale de Ílhavo

22 a 25 de Fevereiro | + info aqui

Na aldeia de Vale de Ílhavo, no Domingo Gordo e no dia de Carnaval sai à rua um grupo de mascarados, conhecido como Cardadores, um grupo de homens (na maioria) solteiros e de origem perdida nas raízes do tempo utilizando cardas que são objectos tradicionalmente utilizados na fiação e tecelagem,de lã ou linho. A preparação é feita através de um sigiloso processo de iniciação juvenil e inclui desde a execução das máscaras à aprendizagem dos rituais a ter durante os festejos, sobretudo a cardação das raparigas e as danças e urros. 

 

Guarda

21 a 25 Fevereiro | + info aqui

O auge é no Domingo Gordo com o desfile e Julgamento do Galo do Entrudo, que conta habitualmente com a participação das freguesias do concelho. O desfile e Julgamento do Galo começam às 16h30 do dia 23 de Fevereiro junto à Alameda de Santo André, com grupos de bombos e de fanfarras que animaram o percurso até à Praça Luís de Camões, junto à Sé Catedral. Mas também podem participar das Tabernas do Entrudo, na Alameda de Santo André, de 21 a 24, e o Enterro do Entrudo é em Famalicão da Serra, às 20h30. 

 

Texto: Filipa Queiroz
Fotos: Carnavaldetorresvedras.pt, CM Nazaré, FB Carnaval Alcobaça, FB Carnaval Mealhada, FB Dança dos Cus, Município de Estarreja, Município da Guarda e banco de imagens

 

Artigo actualizado às 11h30 de 19 de Fevereiro, 2020

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.