Saúde, carros, tragédia e Picasso – a incrível história da vila do Caramulo

Desafiaram-nos e lá fomos nós, Avenida Dr. Abel Lacerda acima, na vila do Caramulo. Primeiro num Fiat 600 Múltipla e depois num antigo Citroën 15 - Six que o nosso guia, Helder Correia, explicou que já participou não só no famoso Caramulo Motorfestival, como em muitos ralis pela Europa fora, nas mãos de João Lacerda. A repetição do apelido Lacerda não é coincidência. Abel era irmão de João, filhos de Jerónimo Lacerda, o fundador do Caramulo. Foi o médico que lá criou a maior estância sanatorial do País e da Península Ibérica nos anos 1920 e que transformou a modesta Paredes do Guardão na actual vila que é considerada uma obra urbanística notável para a época. Foi a primeira com saneamento básico e energia eléctrica, por exemplo, produzida a partir de uma central hídrica própria, além das estradas largas com passeios, espaços verdes e jardins públicos. 

O progresso da medicina ditou a erradicação de doenças como a tuberculose e o fim do Caramulo enquanto centro de tratamento mas Abel e João recusaram-se a ver a vila desaparecer dos roteiros nacionais. Arregaçaram as mangas e transformaram as estruturas existentes em locais de turismo de altitude e o cenário serrano em polo de atracção cultural e artística. Fundaram o Museu do Caramulo no final dos anos 50, um dos primeiros concebidos e realizados em Portugal, que co-organiza com o Automóvel Club de Portugal o Caramulo Motorfestival, o maior festival motorizado do país. Quanto à belíssima Serra do Caramulo não faltam motivos para explorar, dos vestígios romanos aos miradouros do Caramulinho e Cabeço de Neve. Não é por acaso que milhares iam até lá respirar ar puro e curar as maleitas. Para o almoço ou jantar também temos uma dica óptima - o Restaurante 3 Pipos, em Tondela.

Museu do Caramulo - Carros

Não é a ala principal mas é provavelmente a mais conhecida e mais impressionante. Apesar de ser médico como o pai, especializado em Pneumologia, João de Lacerda tinha uma enorme paixão por automóveis. Em 1957 sofreu um acidente com o irmão - que não resistiu aos ferimento - e abandonou a Medicina para assumir todo o legado da família, desde a Estância Sanatorial à Junta de Turismo do Caramulo e o Museu, suportado pela entretanto criada Fundação Abel de Lacerda. O Museu foi inaugurado em 1959 e 11 anos mais tarde este edifício anexo considerado o primeiro Museu do Automóvel em Portugal, com uma bela colecção de carros antigos, motociclos e velocípedes em perfeito estado de circulação. A colecção é do próprio João de Lacerda que um dia encontrou um Ford T de 1909 (!) em estado de quase sucata e decidiu recuperá-lo. Ao percorrer o edifício é difícil parar de tirar fotografias e ler as curiosidade nas descrições ao lado de cada modelo. Inclui um Peugeot de 1899, uma Bugatti 35-B, de 1930, um Rolls-Royce Phantom III, um Ferrari F-195 Inter e o Mercedes blindado que esteve ao serviço de Salazar. Atenção que no 1º andar estão aqueles que vos vão deixar mesmo de queixo caído. Inclui um carro de corrida português da marca Alba, que era uma fábrica metalúrgica em Albergaria-a-Velha. 

Museu do Caramulo - Arte

Egiptologia, arqueologia, escultura, pintura, desenho, gravura, cerâmica europeia e chinesa, arte japonesa e luso-oriental, tapeçaria, têxteis, mobiliário, ourivesaria, joalharia, vidros e esmaltes - os conjuntos expostos nas alas de Arte Antiga e Arte Moderna e Contemporânea do Museu do Caramulo são muitos e dispersos. A arte era a paixão de Abel de Lacerda que adquiriu, em poucos anos, desde obras de artistas portugueses como Grão Vasco, Sousa Cardoso e Vieira da Silva a peças de Quentin Metsys, Jordaens e Picasso. Morreu antes de os ver realizado o sonho do Museu mas o irmão tratou disso e hoje a instituição é dinâmica, com alternância de peças emprestadas por coleccionadores e interessantes mostras como a actual A Arte da Persuasão, patente até 29 de Março, com mais de 250 peças originais como cartazes, panfletos ou filmes de vários países intervenientes na guerra como os Estados Unidos da América, Alemanha, Inglaterra, França, Itália, Japão ou a União Soviética. Também há uma sala dedicada aos brinquedos antigos que é pequena mas absolutamente deliciosa. Mais de um milhão e meio de pessoas já visitaram o Museu do Caramulo que se mantém independente - pertence aos doadores cujo número se renova todos os anos.

Restaurante 3 Pipos

O número 966 da Rua de Santo Amaro, em Tondela, guarda um restaurante que já chamou a atenção do guia Michelin pela sua boa relação qualidade-preço: o 3 Pipos faz parte da restrita lista de restaurantes Bib Gourmand e serve, desde 1992, o melhor da cozinha da Beira Alta.

O espaço, que já foi uma adega, é uma sequência de salas de paredes de granito e a carta acolhe aquela comida de conforto, bem confeccionada e servida à boa maneira portuguesa, em travessas de barro que exibem porções generosas.

Qualquer escolha é acertada e estes são alguns dos favoritos da casa: pataniscas de bacalhau, prato de enchidos, bacalhau com broa à 3 Pipos e o arroz de costelas em vinho e alhos. Para terminar numa nota doce, experimentem os mulinhos do Caramulo, um doce feito com castanha e mel.

Texto e fotos: Filipa Queiroz e Joana Pires Araújo

Viajámos a convite do Turismo do Centro de Portugal e a propósito do lançamento dos roteiros Road Trips Centro de Portugal – 1 é bom, 2 é ótimo, 3 nunca é demais. Podem consultar o roteiro da Região Viseu Dão Lafões aqui

 

Artigo actualizado às 9h37 de 7 de Fevereiro, 2020

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Jose Carlos
06.02.2020

Excelente documentário , pois o Caramulo precisa de chegar mais longe e atrair quem o visite , estes são excelentes textos convidativos para tal , Parabéns … , é de salientar que bem perto Museu do Caramulo existe um restaurante com foco principal em levar a quem visita esta Serra Degustação dos 3 Sabores tipicos da região ;
– Rojões Feitos moda antiga
– Febra Serrana na brasa
– Cabrito Caramulo assado Forno
Rest. Refugio dos 3 Sabores
Aldeia de Souto Bom / Caramulo
Vale a pena a Visita …

Maria Ruas
10.02.2020

Outros restaurantes existem na zona do Caramulo. Não entendo o motivo de ser referido Os Três Pipos, que fica quase a 30 quilómetros, em Ronda. No Caramulo come- se bem, pela Serra e na própria Vila. Atenção que gosto deste restaurante. Não entendo é a exclusão dos outros.