Interessam-vos as artes e cultura? Espreitem estas oportunidades

Com a ajuda da Direção Regional de Cultura do Centro descobrimos algumas oportunidades bem interessantes para artistas, agentes e consumidores culturais da região e todo o país, portugueses ou estrangeiros a residir por cá. 

Das bolsas de estudo da Fundação Calouste Gulbenkian aos prémios Ars Electronica, Explorações Urbanas e o programa Es.cultura para os mais jovens. O Linha de Fuga e os Novos Talentos Fnac também estão com candidaturas abertas. 

Bolsas da Fundação Calouste Gulbenkian

1) Cinema, Dança e Teatro | É um apoio a projectos de criação artística inovadores e de carácter experimental nas 3 áreas. O concurso dirige-se prioritariamente a criadores em início de carreira e as candidaturas estão abertas até 14 de Fevereiro.
 
2) Apoio às Artes Visuais – 1ª fase | Apoio a projectos de produção artística realizados em Portugal com apresentação pública e projectos de exposição feitos no estrangeiro com participação de artistas portugueses. As candidaturas estão abertas até 15 Fevereiro, depois de 1 a 31 de Maio e de 1 a 30 de Setembro. 

3) Cinema | Apoio a projetos que contribuam para a visibilidade internacional da criação portuguesa no domínio do cinema, à deslocação de criadores portugueses para a apresentação de filmes em mostras ou eventos internacionais de referência e à deslocação de criadores estrangeiros que integrem projetos nacionais neste domínio. As candidaturas podem ser submetidas até 30 de Novembro.

+ informações aqui

Ars Eletronica e Starts Prize - Ciência, Arte e Tecnologia

O Prémio Ars Electronica é um dos mais importantes no campo da arte interactiva, eletrónica, música, animação e cultura digitais. É atribuído desde 1987 pela Ars Electronica, plataforma dedicada à arte, tecnologia e sociedade, que reflecte sobre a revolução digital, desenvolvimentos actuais e futuros das novas tecnologias e impacto expectável nas nossas vidas. Na edição deste ano são contempladas as categorias: animação por computador, comunidades digitais, arte interativa + e Sub-19. O prazo para apresentação de candidatura é até 2 de Março através deste formulário.

+ informações aqui 

Explorações Urbanas

As Explorações Urbanas são bolsas oferecidas pelo Cultural and Creative Spaces and Cities [CCSC], um projecto co-financiado pelo Europa Criativa. São 25, destinadas a agentes culturais e têm como destinos: Kosice (Eslováquia), Madrid (Espanha), Lund (Suécia), Helsínquia (Finlândia) e Timisoara (Roménia). O projecto incide sobre a governação participativa e os bens comuns urbanos. Quem faz as visitas de estudo são os Urban Labs do CCSC. Cada sítio recebe pelo menos 50 participantes, incluindo representantes de espaços culturais e criativos, policy makers e líderes de outras organizações culturais, quer independentes quer institucionais, que têm a oportunidade de conhecer o trabalho dos CCSC Urban Labs e de algumas das mais prestigiadas organizações culturais de cada cidade pela mão dos gestores, para além das possibilidades de networking com outros profissionais da cultura internacional e local. As candidaturas são até 23 de Fevereiro. 

+ informações aqui

És.cultura

O programa És.cultura'18 permite o acesso anual gratuito a equipamentos e actividades culturais para jovens de 18 anos. Foi uma das medidas vencedoras do Orçamento Participativo Portugal de 2017 e está em vigor desde Abril de 2018. Tinha uma duração inicialmente prevista de 12 meses mas, face à elevada adesão, a área governativa da Cultura decidiu tornar a medida permanente. A Direção Regional de Cultura do Centro é parceira da iniciativa, por isso os jovens com 18 anos este ano não pagam para visitar os espaços museológicos dependentes (Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, Museu da Cerâmica, Museu Dr. Joaquim Manso, Museu José Malhoa) e outros 350 equipamentos em todo o país. Só precisam de levar o cartão do cidadão.

+ informações aqui   

Linha de Fuga -Laboratório e Festival Internacional de Artes Performativas

É a 2ª edição do laboratório internacional que visa promover o encontro entre criadores, artistas e pensadores de diferentes países, concebido como um campo de experimentação, aprendizagem e partilha de conhecimento coletivo. O Linha de Fuga realiza-se entre 30 de Maio e 21 de Junho em Coimbra, através de seminários práticos de criação e workshops de intercâmbio de práticas artísticas liderados por artistas nacionais e estrangeiros convidados. Não há limite de idade e só têm de ter um percurso mínimo de criação mas também se procuram artistas que queiram iniciar, desenvolver e expor processos e interagir com a crítica aos trabalhos, pelos pares e pelo público. Entre os 18 participantes há 2 lugares para documentadores.  

O Linha de Fuga propõe pensar a importância do anonimato, a desistência do ego, do centralismo, do protagonismo, pensar a importância do espaço público para a construção do pró-comum: o espaço da democracia.

O que fazemos,  enquanto cidadãos para diminuir as desigualdades de uma democracia? Pode a arte fazer algo? Paralelamente ao Laboratório, há uma programação de espectáculos, instalações e performances, conferências, conversas e master classes gratuitas. As candidaturas são até 1 de Março. 

Mais informação aqui

Novos Talentos Fnac 2020

Todos os anos a Fnac procuramos talento, qualidade, inovação, irreverência e ousadia. Está aberta mais uma edição dos Novos Talentos Fnac e este ano além da Escrita, Cinema, Música, Fotografia há mais uma categoria – a Ilustração. As candidaturas são aqui.

+ informações aqui

Texto: Filipa Queiroz
Fotos: Sites oficiais e banco de imagens

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.