Esta semana há uma mini-maratona de filmes nomeados para os Óscares

Com o aproximar da 92.ª cerimónia de entrega dos Óscares 2020, o Teatro Académico de Gil Vicente fez aquilo que qualquer grupo de amigos gostaria de fazer: organizou uma mini-maratona de filmes que estão nomeados para que, no dia 9 de Fevereiro, possamos assistir ao evento na televisão com (algum) conhecimento de causa.

Serão dois dias, 5 e 6 de Fevereiro, em que têm a oportunidade de ver e/ou rever 6 filmes dos mais badalados para as estatuetas douradas. O bilhete para cada sessão custa entre 3,5€ e 5€.

Há mais programas para esta semana, consultem abaixo as nossas sugestões, para miúdos e graúdos.

Quarta-feira | 5 Fev

15h: Le Mans '66: O Duelo, de James Mangold.
Com Christian Bale e Matt Damon, este filme conta a história sobre a disputa entre a Ford e a Ferrari, dois dos mais emblemáticos construtores automóveis do mundo, pela vitória na clássica corrida das 24 Horas de Le Mans no ano de 1966.

18h30: Joker, de Todd Phillips
O actor Joaquin Phoenix veste o papel de Arthur, um homem que enfrenta a crueldade e o desprezo da sociedade, juntamente com a indiferença de um sistema que lhe permite passar da vulnerabilidade para a depravação. Durante o dia é um palhaço e à noite luta para se tornar um artista de stand-up comedy. Descobre que é ele próprio a piada. Sempre diferente de todos em seu redor, o seu riso incontrolável e inapropriado, ganha ainda mais força quando tenta contê-lo, expondo-o a situações ridículas e até à violência.

21h30: Parasitas, de Bong Joon-Ho
Esta é a história de Gi Taek e da sua família, todos desempregados e quando o filho mais velho, Gi Woo, começa a ter aulas particulares na casa de um homem chamado Park, as duas famílias começam a interagir de maneiras inesperadas.

Quinta-feira | 6 Fev

15h | 1917, de Sam Mendes
No auge da Primeira Guerra Mundial, 2 jovens soldados britânicos, Schofield e Blake, recebem uma missão aparentemente impossível. Numa corrida contra o tempo, têm de atravessar território inimigo e entregar uma mensagem que impedirá um ataque letal contra centenas de soldados, entre eles o irmão de Blake.

18h30 | Dor e Glória, de Pedro Almodovar
Uma história que fala da criação, da dificuldade de separá-la da vida e das paixões que lhe dão sentido e esperança. Na recuperação do seu passado, Salvador encontra a urgente necessidade de narrá-lo e, nessa necessidade, encontra também a sua salvação.

21h30 | Era Uma Vez em... Hollywood, de Quentin Tarantino
Um actor apagado e o seu duplo embarcam numa odisseia para tentarem vingar na indústria cinematográfica de Hollywood. O ano é 1969 e Charles Manson lançou o terror em Los Angeles com a sua visão apocalíptica do Helter Skelter e o assassinato de Sharon Tate, mulher do realizador Roman Polanski.

Agenda cultural

A agenda desta semana tem muitas outras propostas aliciantes, o difícil vai ser conciliar tudo. Na sexta-feira (dia 7), a Lua está em quarto crescente e o ponto de encontro é às 21h junto à Cúpula Astronómica do Observatório Astronómico para uma observação nocturna do céu. Antes, às 20h, realiza-se no edifício principal do Observatório uma palestra sobre Novidades em Alpha Centauri, apresentada por Miguel Pinto. Para os que gostam de jazz, nesse serão, às 22h, todos os caminhos vão dar ao Salão Brazil para o concerto do quinteto Pulse!, uma resposta criativa ao convite carta branca dirigido a Ricardo Coelho pela Associação Porta Jazz, no âmbito do seu 10.º Festival.

Sábado (dia 8) está mesmo bom para explorar as exposições em exibição em vários espaços da cidade, como O Tempo Perguntou ao Tempo, de Vítor Malva, na Casa das Artes Bissaya Barreto.

No Domingo (dia 9), podem assistir ao concerto de encerramento do Encontro Mundial de Piano de Coimbra, que tem lugar no Loggia (Museu Nacional Machado de Castro), às 11h. Se o corpo estiver a pedir movimento, porque não ir a uma roda de samba, no Salão Brazil? Encontramo-nos por lá, às 17h.

Agenda dos Pequenitos

Tanto no Sábado como no Domingo (dias 8 e 9), há diversas actividades no Exploratório – Centro de Ciência Viva de Coimbra, no Museu da Ciência, no Teatro Académico de Gil Vicente, no Convento São Francisco e na livraria Almedina do Estádio Cidade de Coimbra. Basta consultar a nossa Agenda para pesquisar os eventos que mais vos interessem. 

Texto: Joana Pires Araújo
Fotos: Salão Brazil, Tetaro Académico de Gil Vicente

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.