São fãs de cosmética natural?

Temos andado pela mão de Vanessa Kuzer, maquilhadora profissional, em explorações a locais onde se encontram experiências dignas de nota relacionadas com o universo da beleza e do bem-estar. Já vos desafiámos para um ritual de 1h30 de massagem e para uma cerimónia de tratamento do cabelo, para uma limpeza de pele e um spa de pés e desta vez a preocupação de Vanessa foi encontrar produtos de cosmética livres de químicos.

Qual o destino? Cada vez mais atenta a tudo o que coloco na pele e com um estilo de vida mais saudável, fui à consulta de Dermocosmética Personalizada, no Instituto de Medicina Integrativa. Vanessa foi recebida pela Dra. Sara Ferreira, licenciada em Farmácia, pós-graduada em Fitoterapia e Medicinas Naturais e com o curso de Ayurveda, e percebeu que estes foram os conhecimentos que permitiram que Sara começasse a desenvolver cosméticos à base de plantas e sem aditivos químicos.

Consulta de Dermocosmética Personalizada

Foi realizada uma avaliação da pele de Vanessa que se encontra bastante reactiva e sensível. Depois de uma limpeza da pele, foi aplicada uma máscara, seguida de um sérum e de um creme adequados para o estado da pele e foi ainda colocado um creme de mãos e lábios.

Após o diagnóstico, Vanessa recebeu indicações relativas ao tratamento a fazer: aplicar uma solução de limpeza (que serve para desmaquilhar e limpar o rosto) e o cupcake de limpeza para complementar (que promete limpar a pele sem agredir e que pode ser utilizado no rosto e corpo). Como cuidado específico recebeu ainda a indicação de um sérum anti-idade que podemos aplicar no rosto, contorno dos olhos e pescoço; para proteger, um óleo nutritivo e reparador para pele seca com aroma de camomila e para reparar um creme para pele sensível. O corpo teve direito a um hidratante corporal personalizado.

O valor da consulta é de 65€.

Vantagens

Questionada sobre as vantagens destes produtos, Sara Ferreira explicou que como são produtos 100% naturais e biológicos existe uma grande compatibilidade com a pele. Mais uma vantagem é a personalização de acordo com as nossas necessidades. Por último, quando terminar a utilização é possível reutilizar as embalagens que são de vidro, apenas a tampa terá que ir para a reciclagem.

Instituto de Medicina Integrativa

Localizado no n.º 10-A da Rua Afonso Duarte, em Coimbra, apresenta-se como tendo uma abordagem que estabelece uma ponte entre a medicina convencional e as terapêuticas não convencionais, através da chamada medicina integrativa - uma nova visão da saúde e do paciente, considerando a pessoa na sua plenitude.

Neste espaço há consultas de fisioterapia, fitoterapia, homeopatia, de medicina energética e quântica, massagens terapêutica e ayurvédica, reflexologia do pé, acupuntura médica, reiki, hipnoterapia, regressão, psicologia, quiroprática, desabituação tabágica. É ainda um local de formação para cursos de Qigong Medicinal, Reiki Maha, Aromaterapia, Massagem e Reflexologia do Pé, Alimentação saudável, entre outras áreas de conhecimento.

Texto: Joana Pires Araújo
Fotos: Vanessa Kuzer e Instituto de Medicina Integrativa

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.