Abriu uma escola em Coimbra e ninguém vai querer faltar às provas

Onze anos depois de começar o romance com os vinhos, e um longo namoro de 9 anos na Adega Luís Pato, na Bairrada, e 2 anos no Douro, nos Lavradores de Feitoria, Sara Matos deu o passo em frente. A técnica, com uma pós-graduação em Enologia, montou casa na tranquila Urbanização Quinta da Portela e é totalmente dedicada ao chamado néctar dos deuses.

A The Wine House é uma escola de vinho onde se aprende de tudo. Desde plantar uma videira a abrir uma garrafa, explorar uma região vitícola ou descobrir novas castas. Quando aprendemos sobre vinho, aprendemos sobre geografia, geologia, história, química ou microbiologia, mas também aprendemos sobre nós e sobre os outros, lê-se na apresentação oficial e percebe-se no blogue. E por isso, The Wine House é também a casa onde todos querem voltar: podem fazer um curso, divertir-se em jogos ou provas temáticas, ou celebrar uma qualquer efeméride à volta do vinho, com velhos ou novos amigos, com a família ou colegas de trabalho.

As pessoas perguntavam muito a Sara como é que sabia tanto sobre vinhos e ela respondia que era porque fazia muitas perguntas, contou-nos entre abraços e beijinhos das dezenas que foram à inauguração do novo espaço no nº 60 da Rua do Conimbricense. Inclusive Luís Pato (com quem conversámos aqui), que a fundadora diz que foi o primeiro a motivar-lhe o gosto. E a responder às minhas perguntas todas, atira. Um gosto que, aliado ao prazer do ensino pela experiência de algumas formações, impulsionou o projecto que acaba de nascer num antigo banco, agora com paredes de cortiça e decorado a livros e posters (para venda) sobre vinho.

Tenho uma ligação muito forte à Bairrada, pela proximidade geográfica e por lá ter trabalhado, mas quero ter vinhos do mundo inteiro; só que também é verdade que se uma pessoa vai ao Alentejo as cartas estão cheias de vinhos alentejanos, no Dão igual e na Bairrada isso não acontece. A The Wine House alberga eventos públicos ou privados e a programação está disponível no site

Wine Games

Jogos divertidos à volta do vinho e dos sentidos, que ajudam a perceber por que gostamos dos vinhos que gostamos. Destina-se tanto a novatos como a especialistas e há vouchers para oferecer a quem quiser. 

Cursos de vinho

No nível 1 fazem-se muitas perguntas: o que é vinho, como se faz vinho e como se prova vinho. No final da sessão, provam-se 5 estilos de vinhos diferentes. No nível 2 explora-se Portugal: as regiões vitivinícolas, as castas típicas, os métodos de vinificação e os vinhos que se produzem. De Norte a Sul e até às ilhas, provam-se vinhos brancos, tintos, secos, espumantes e fortificados.

Texto e fotos: Filipa Queiroz
Foto de capa: Banco de imagens

Artigo actualizado às 15h15 de 18 de Junho de 2020

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Vilma Reis
14.01.2020

Lindo registo daquela linda tarde, recheada de abraços com aromas marcantes, parabéns Sara e Filipa: meninas poderosas!

Anabela Costa
22.01.2020

Sara Matos, um ser humano incrível e uma profissional de mão cheia… 🙂

Maurício
12.02.2020

Parabéns pela iniciativa, fazia falta a cidade!