Coimbra não pára nem na última semana do ano

Os dias entre o Natal e a passagem de ano parecem ficar suspensos no tempo, numa fase mais recatada, feita de família e amigos e programas sem horas. Por esta razão pode ser a altura ideal para ficar a conhecer dezenas de exposições que listamos abaixo – incluindo os trabalhos da Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra que podem ver até ao dia 29 de Dezembro.

Há outras coisas para fazer, só precisam de entrar na nossa Agenda, seleccionar o dia e ver o que se passa na cidade e na região Centro. 

Se tiverem oportunidade, vão até ao Terreiro da Erva para que os mais pequenos possam aproveitar, gratuitamente, a pista de gelo natural, o carrossel parisiense e a enorme árvore de Natal. Até ao dia 5 de Janeiro, podem ainda visitar o Castelo Mágico, em Montemor-o-Velho, o presépio de Cabral Antunes no Mercado Municipal D. Pedro V, o presépio no Castelo medieval de Penela. E não deixem de ver o carismático presépio do Quartel da Companhia Municipal de Bombeiros Sapadores de Coimbra.

Aniversário A Jigsaw e Blue House

Se pudermos destacar apenas uma boa razão para saírem de casa nos dias 27 e 28 de Dezembro, a ocasião é o 20.º aniversário da banda da cidade A Jigsaw e o 1.º aniversário da editora Blue House, no Salão Brazil.

Serão dois serões animados, com dois concertos repletos de histórias e ainda com a participação de convidados muito especiais e de outras bandas de Coimbra.

A ocasião merece toda a pompa e circunstância: são músicos da cidade que celebram uma caminhada consolidada e repleta de motivos de orgulho.

Passagem de Ano

Já têm planos para a passagem de ano? A festa em Coimbra vai ser de arromba, com actuações d’Os Azeitonas, Pedro Abrunhosa & Comité Caviar e outras bandas e djs que vão animar 4 palcos da Baixa da cidade, sem esquecer os 12 longos minutos de um incrível espectáculo de fogo de artifício.

Na região Centro há várias opções para a última noite do ano - descalços com os pés na areia ou na rua. Podem espreitar aqui as propostas de programas para o réveillon apresentadas pelo Turismo do Centro que incluem Alcobaça, Caldas da Rainha, Figueira da Foz, Guarda, Leiria, Marinha Grande, Mira, Nazaré, Peniche, Pinhel, Sabugal, Sátão, Tomar, Torres Novas, Torres Vedras e Viseu.

Exposições

Até 29 Dez: Instalação sonora Fons Vitae, no Jardim da Manga
Até 29 DezEscape/The Assumption of Blue de Pedro Pascoinho, no Museu Nacional Machado de Castro e na Galeria Sete
Até 29 DezO Grande Teatro do Munda; Finita Existência – Panteão para Cinzas; Coimbrismo, no Convento de Santa Clara-a-Nova
Até 29 DezNavegar na Margem, Caminhar pelo Leito pelo Colectivo West Coast, no Museu da Av. João das Regras
Até 31 DezLinha de Fronteira – Colecção dos Encontros de Fotografia, na Casa Municipal da Cultura 

Até 31 Dez: Brincadeira de Ladrão de Cecil Silveira, na Casa da Esquina
Até 5 JanPluralidade: Gerações e Conceitos pelo Atelier de Pintura da Casa Cor-de-Rosa, no Museu Municipal Edifício Chiado
Até 5 JanWomen by Nina de Fátima Nina, no Centro Cultural Penedo da Saudade
Até 6 Jan: Mostra de ilustrações de Maria Keil para o livro A Noite de Natal, de Sophia de Mello Breyner, na Biblioteca Infantil/ Ludoteca da Casa Municipal da Cultura
Até 10 JanShiu! O Diálogo do Silêncio – 50 Anos da Crise Académica de 1969, na Sala de São Pedro da Biblioteca Geral da UC 

Até 12 JanTurbilhão de Frescura de Roger Paulino, no CAV/ Encontros de Fotografia
Até 20 Jan
Dimensões Variáveis por Ana Sousa, na Galeria V
Até 24 Jan: Venha Ver de Vasco Berardo, no Centro Cultural Penedo da Saudade
Até 25 JanArte de Bolso, na Galeria Sete
Até 9 Fev: Ilustração Sonhos Habitados pela associação Recortar Palavras, no Museu da Água de Coimbra
Até 29 Fev: Fotografia Memorizar Coimbra de Varela Pècurto, na Casa Municipal da Cultura
Até 22 MarInvasor Abstracto, no Convento São Francisco

Texto: Joana Pires Araújo
Fotos: Joana Pires Araújo, A Jigsaw e Câmara Municipal de Coimbra

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.