Um dos melhores blogues de cozinha do país é de Coimbra

Falámos com Joana Roque, autora d'As Minhas Receitas que nos contou que a aventura online começou em Abril de 2006. Nessa altura, já existiam alguns blogues que funcionavam num registo mais pessoal, como desabafos virtuais, e Joana quis começar uma dieta e usar o blogue como diário.

Esta partilha evoluiu, o blogue acolhe hoje centenas de receitas e Joana é blogger profissional. O blogue implica programar e preparar antecipadamente receitas e conteúdos, muito trabalho de pesquisa e ainda a partilha de muitas dicas do dia-a-dia. No Instagram consigo perceber do que as pessoas gostam e isso é a praticidade de nossa casa, de como tudo acontece na nossa família – as compras, a preparação das refeições, a mesa, os lanches dos filhos.

As Minhas Receitas trata a cozinha do quotidiano, sem peneiras. Os ingredientes são simples e fáceis de encontrar, tanto se fazem receitas saudáveis como doces de Natal e as explicações são claras. A ideia é qualquer pessoa aprender a gerir as compras do supermercado, cozinhar receitas diversificadas e com o menor desperdício alimentar possível.

Para Joana, é importante ir com a maré, estar sempre em cima do acontecimento e ir acompanhando o que fazem os meus pares e quais são as tendências do momento. Isto sem esquecer que a própria Joana também dita tendências como é o caso da agora famosa meal prep, um conjunto de dicas quase diárias sobre preparação dos alimentos, das refeições semanais e de gestão doméstica.

Workshops

A melhor coisa que o blogue lhe trouxe foi descobrir uma coisa em que sou verdadeiramente boa e que não sabia que me deixava tão feliz que é fazer workshops. Nunca pensei que as pessoas ficassem tão satisfeitas mas a maioria regressa várias vezes.

Para além dos workshops que realiza com alguma frequência em Lisboa e no Porto, Joana também organiza workshops privados, em casa de clientes. Podem planear uma manhã ou tarde (cerca de 5 horas), para até 12 pessoas, e até escolher a ementa que querem cozinhar. O valor corresponde a 25€ por pessoa (300€ por workshop).

Para além de termos experimentado um workshop sobre receitas para uma festa de Natal (ainda estamos a babar com a perna de perú recheada, com os copinhos de chocolate com mousse de tiramisu e o tecolameco), Joana partilhou connosco algumas receitas de presentes de comer de última hora. São 4 ideias bastante simples e que podem ser a surpresa ideal para algum familiar ou amigo.

Compota de Maçã e Gengibre

Ingredientes:
1 kg de maçãs já limpas e descascadas
150 ml de água
1 colher de chá de canela em pó
1 pau de canela
1 kg de açúcar
 
Preparação:
Depois de descascadas as maçãs, coloque-as num tacho juntamente com o açúcar, a canela em pó e o pau de canela e a água.
Leve ao lume, e assim que começar a ferver reduza-o para o mínimo e deixe cozinhar muito lentamente durante 1 hora. Ao fim desse tempo retire o pau de canela e passe as maçãs com a varinha mágica.
Leve novamente a lume brando até o doce atingir o ponto de estrada (que é quando depois de colocar um pouco de doce num prato e lhe passar o dedo, se formar uma estrada!).
Retire do lume, e coloque em frascos.
 
Sugestão de Oferta: 
Cole uma etiqueta personalizada no frasco e com um pouco de tecido alusivo ao natal faça uma pequena carapuça que fecha com uma fitinha e um laço. Poderá juntar umas decorações alusivas ou natal, como uma bolinha ou um sino, que encontra facilmente à venda nesta época festiva.

Torcidos de azeite

Ingredientes para cerca de 30 biscoitos:
3 ovos
150g de açúcar
100ml de azeite virgem extra
400g de farinha com fermento
1 gema para pincelar
 
Preparação:
Numa taça coloque a farinha, o açúcar e ao centro coloque-lhe os ovos inteiros e o azeite.
Misture bem até obter uma massa que se consiga moldar com a pão e que não esteja muito peganhenta.
Retire depois, pedaços de massa e faça pequenos rolos que depois dobra ao meio e torce.
Coloque depois os bolinhos num tabuleiro previamente forrado com papel vegetal e pincele-os com a gema de ovo.
Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 10 a 12 minutos.
Deixe arrefecer antes de retirar do tabuleiro e embalar.
 
Sugestão de oferta:
Estas são umas bolachas que ficam muito bonitas e rústicas e que ficam bem embaladas num saco ou recipiente transparente. Gosto de as colocar nos sacos de celofane bem fechados e lindamente decorados com fitas e etiquetas. Poderá colocar num cabaz juntamente com uma compota e uma embalagem de chá. É também um presente simpático para oferecer aos colegas de trabalho. Coloque os torcidos num grande frasco de vidro e coloque ao pé da máquina de café para que todos se sirvam!

Feta marinado

Ingredientes para 1 frasco:
150ml de azeite
150g de queijo feta
1 colher de chá de oregãos
1 colher de chá de piri-piri moído
 
Preparação:
Corte o queijo feta em cubos sem o esfarelar. Polvilhe o queijo com os orégãos e o piri-piri envolvendo bem.
Coloque depois o queijo num frasco previamente esterilizado e cubra bem com o azeite, de modo a que todo o queijo esteja bem submerso.
Prepare o queijo com uma semana de antecedência, no mínimo, antes de consumir, e guarde no frigorífico até oferecer.
 
Sugestão de oferta:
Mais uma sugestão muito simples que se prepara muito rapidamente. O frasco decorado poderá ter uma pequena colher para ajudar a servir. Junte um cartão com sugestões de utilização: Servir apenas com pão fresco ou tostinhas, ou acompanhe com azeitonas temperadas como umas tapas rápidas. Poderá ainda utilizar para juntar a saladas e use o azeite que sobrar para temperar.

Nutella caseira

Ingredientes para 1 frasco:
75g de avelãs
100g de chocolate negro partido em pedaços
100ml de leite condensado
1 colher de sopa de óleo de coco (ou óleo vegetal)
4 colheres de sopa de água quente
 
Preparação:
Num robot de cozinha, triture as avelãs até ficarem com uma consistência semelhante a uma pasta.
Entretanto derreta o chocolate com o óleo e o leite condensado em lume brando mexendo até ficar homogéneo e junte depois à mistura de avelãs. Misture tudo novamente no robot de cozinha e vá adicionando a água quente até ficar com uma mistura consistente mas que seja possível espalhar.
Coloque depois num frascos esterilizado e decore-o a gosto.
 
Sugestão de oferta:
Para além de poder simplesmente ser comido à colher diretamente do frasco, a nutella caseira poderá ser servida com pão, para rechear bolos, fazer mousses ou sobremesas variadas ou barrada entre duas bolachas. Ofereça a nutella num frasquinho com uma etiqueta personalizada e junte-lhe a receita do Bolo de Nutella com 2 ingredientes que o jurado do Masterchef Australia, Matt Preston imortalizou!

Texto: Joana Pires Araújo
Fotos: Joana Pires Araújo e Joana Roque
Receitas: Joana Roque

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.