Presentes giros para comprar por cá (sem ir ao shopping)

Começou oficialmente a corrida ao presente de Natal, que não tem de ser corrida nenhuma. O ideal é mesmo fazer da tarefa um belo passeio ou uma descontraída sessão de busca online refastelados no computador, no quentinho do lar. 

Pescámos algumas ideias que descobrimos ou que nos fizeram chegar, todas da região e com diferentes custos. Algumas até são solidárias e amigas do ambiente, se preferirem. O que interessa é que desfrutem da beleza da época que não tem de ser de stress e esbanjamento. 

Discos 

SUSANA CHINA (que entrevistámos aqui) acaba de lançar o novo álbum Ponto de Fuga, um trabalho partilhado em co-autoria com o guitarrista Guilherme Pinto onde a palavra e a poesia vivem em ambiente intimista e de contínua procura. Podem comprar o disco aqui e através das plataformas digitais. Outra novidade é O Quarto de Anaquim, uma edição de autor dos também conimbricenses ANAQUIM que retrata a banda num cruzamento entre as origens e os novos caminhos, por onde passam os 'bluesmen' que venderam a alma ao diabo, os vagões rumo a Nova Orleães, as raízes do country e do jazz e a sua transformação pelos primos europeus. O disco de José Rebola, Pedro Ferreira, Luís Duarte, Filipe Ferreira e João Santiago está à venda na Fnac. Têm muitos discos de artistas locais na loja Lucky Lux , na Baixa, inclusive as edições especiais de Natal da Lux Records Reason To Resist dos THE PARKINSONSThe Twist Connection dos THE TWIST CONNECTION Opacity dos THE WALKS.

Concerto

Os TINDERSTICKS vão apresentar o novo disco em Coimbra. A banda já conta 25 anos, colabora frequentemente com orquestras, músicos convidados e vocalistas, e a música tem sido usada em instalações de arte, projectos de dança, teatro, desfiles, filmes e tv. Actuam no Convento São Francisco dia 21 de Janeiro e dá para comprar bilhetes aqui. Mas há mais espectáculos na calha, é só verem na Agenda.

Livros 

O TIGRE NA RUA e A CANÇÃO DO JARDINEIRO LOUCO são livros mundiais de poesia onde encontram uma boa dose de deliciosos versos humorísticos servidos por poetas como Fernando Pessoa, Lewis Carroll, Mimi Godbeska, Carl Sandburg, Florbela Espanca, Bertolt Brecht, Federico García Lorca e muitos outros. Dão para miúdos e graúdos e são da editora Bruuá, da Figueira da Foz, que também tem outros produtos fabulosos como este livro candeeiro à venda quer online quer na loja física no CAE.

Prendas solidárias

Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Coimbra criou uma marca chamada IDEM ASPAS com produtos feitos por pessoas com deficiência intelectual. Há coroas e outras decorações natalícias, brinquedos, almofadas, muita coisa dividida nas categorias: Agricultura, Artesanato, Cerâmica e Gastronomia. Podem ver tudo aqui e encomendar através da página de FacebookInstagram, e-mail ou comprar directamente nos Centros de Atividades Ocupacionais em Arganil, Montemor-o-Velho, São Silvestre e Tocha.

Arte

Desde representativas do trabalho de alguns dos grandes artistas portugueses até aos trabalhos de jovens promissores, podem comprar na ARTE DE BOLSO da Galeria Sete, na Avenida Elísio de Moura, várias obras a baixo custo. O conceito da exposição é cativar quem ainda não a leva habitualmente arte para casa. Têm a lista completa dos artistas e outras informações aqui.

Vinho e chocolates  

Gostam do vinho e de chocolates? No Dom Vinho, em Coimbra, descobrimos os Wine Bites da marca local Cacao Di Vine. Há chocolates de vinho do Porto, Touriga Naciona, Tinta Roriz, Cabernet Sauvignon, Pinot Noir, Vinho da Madeira, Moscatel e Espumante Baga Bairrada. Claro que além destas iguarias têm na loja um mundo de vinhos e outras bebidas, nomeadamente os regionais bem como utensílios e acessórios perfeitos para oferecer aos apreciadores. Há garrafas de centenas de euros e o atendimento é especializado o que torna a compra bem diferente de uma simples ida ao supermercado. 

Brinquedos 

É famoso entre educadores e professores e ideal para leigos que gostem de investir em brinquedos pedagógicos e de madeira em vez de plástico, por exemplo. Também tem instrumentos musicias, mobiliário, jogos, imensos materiais para fazer trabalhos manuais, livros, triciclos e trotinetes. O Jardim Didáctico existe há 16 anos mas há 6 mudou-se do Bairro Norton de Matos para a Estrada da Beira.  

Experiência

E se oferecessem (nem que seja a vocês mesmos) uma experiência original e com diversão 100% garantida? Vale a pena experimentar ou repetir o PUZZLE ROOM COIMBRA com 2 a 7 amigos ou familiares. Têm aqui toda a informação que precisam e há vouchers de Natal disponíveis a partir do dia 23 de Dezembro. Se quiserem leiam aqui a nossa.

 

Produtos do comércio tradicional

Chapéus, luvas e cachecóis na Salgueiros, roupas e coisas para crianças no Pedrosa, brincos, pulseiros e colares nas dezenas ourivesarias como a histórica Costa, moda retro no Coolaboola e muitas outras coisas nas várias lojas novas da Baixa e subida para a Alta via Escadas do Quebra Costas. O comércio tradicional está cheio de surpresas a descobrir. Já conhecem o Movimento de Apoio à Baixa de Coimbra? Está a lançar passatempos, espreitem aqui.  

Texto e fotos: Filipa Queiroz
+ Oficiais

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.