
É uma oportunidade rara e única. Durante dois dias, a Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra vai exibir no Teatro Académico de Gil Vicente os chamados 'filmes escondidos' de António Reis e Margarida Cordeiro (Jaime, Trás-os-Montes, Ana e Rosa de Areia) e obras de Buster Keaton, Roberto Rossellini, Jean-Luc Godard e o filme concerto A Casa na Praça Trubnaia, de Boris Barnet, musicado com uma versão dos Mão Morta Redux. Esta é apenas uma de várias propostas da programação convergente da Anozero'19, que é uma extensão da oferta cultural mas feita de propostas individuais de criadores e/ou estruturas artísticas, autorias e curadorias múltiplas presente em vários locais da cidade. E há muito mais para ver e fazer, desde a performance Transhumância, de Sara Jaleco, ao lançamento do livro Cinco Voltas na Bahia e um Beijo para Caetano Veloso (Ed. Caminho, 2019), da escritora e jornalista Alexandra Lucas Coelho.
Também têm o Programa de Ativação que é desenvolvido pelos alunos do Mestrado em Estudos Curatoriais do Colégio das Artes da Universidade de Coimbra em colaboração com a Esfera CAPC. Sábado, dia 14 de Dezembro, podem fazer a visita-percurso que passa pelos espaços expositivos da bienal, e onde também é dado destaque ao património edificado e imaterial da cidade, e também têm as interessante oficinas O Farol, com Maria Bicker e Joana Monteiro, e O Palco da Terceira Margem que dá voz à comunidade local. Recordamos que na exposição em si têm trabalhos de 39 artistas para conhecer em diferentes lugares da cidade, do Convento de Santa Clara-a-Nova ao Edifício Chiado, Sala da Cidade e Galerias Avenida, no Colégio das Artes, Museu da Ciência — Laboratorio Chimico, Galeria de História Natural e espaços do Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, CAPC Sede e Sereia. É tudo gratuito e continua até ao final do mês.

Próximas actividades:
NA MARGEM DAS PALAVRAS
5, 12, 19 e 26 Dezembro
Através da citação do conto e outros textos, iremos comunicar com os habitantes de Coimbra. A partir de um monólogo — em que uma pessoa lê e outra escuta —, pretendemos dar a conhecer o conto e a terceira margem.
HORS D’OEUVRE
6 de Dezembro
Performance que cria um paralelo entre o consumo de obras de arte e o consumo (e o desperdício) presentes na indústria cultural, em que valores burgueses como ver e ser visto pelos seus pares continuam patentes.
CICLO DE CINEMA
6 e 7 de Dezembro
I, ME, YOU, WE — UMA EXPERIÊNCIA ESTRUTURADA NA IDENTIFICAÇÃO E CRIATIVIDADE
7 Dezembro
É uma oficina de um dia para artistas, designers e curadores com uma prática colectiva, imersiva e imaginativa que altera a perspetiva criativa para longe do familiar.
VISITAS MEDIADAS
7 Dezembro
OS DIAS GLORIOSOS
11 Dezembro
MAPA DE ARQUITETURA DA OBRA DE CARLOS DE ALMEIDA
12 Dezembro
Lançamento do mapa e anúncio público da exposição comemorativa do centenário do nascimento do arquiteto Carlos de Almeida.
DIMENSÕES VARIÁVEIS
12 Dezembro
Exposição em que um desenho espacial do espaço das obras, tornando-se, estas marcações, a obra em si.
TRANSHUMÂNCIA
13 e 14 Dezembro
Experiência poética e original de uma possível ecologia humana para uma bailarina e o público. A partir de narrativas íntimas sobre migração, fluxo, nomadismo, a artista propõe-nos uma errância coreográfica onde a dança se impregna da corpografia sensorial dos espaços e memórias atravessados.
COCRIAR CORPO E ESPAÇO DESDE A EXPERIÊNCIA DO FLUXO: UM MERGULHO EM DANÇA PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA ECOLOGIA HUMANA
13 e 14 Dezembro
Durante esta oficina vai questionar-se e praticar-se em movimento e em dança várias dinâmicas de relação.
VISITAS-PERCURSOS
14 Dezembro
Passam pelos espaços expositivos da bienal Anozero’19, dando também destaque ao património edificado e imaterial.
CINCO VOLTAS NA BAHIA E UM BEIJO PARA CAETANO VELOSO
14 Dezembro
Lançamento do último volume da trilogia de Alexandra Lucas Coelho, sendo os dois volumes anteriores «Vai, Brasil» e «Deus-dará».
TUDO ONODA
15 a 27 Dezembro
Peça de teatro em que o espaço cénico representa uma ideia de purgatório, os figurantes são representações de «guerreiros primordiais» num bambual perdido no limbo.
LONGE, NO CAMINHO
15 Dezembro
Oficina com Désirée Pedro (arquitetura) e Rui Barros (aluno do Mestrado em Estudos Curatoriais).
O FAROL
18 e 22 Dezembro
Oficina que consiste na construção de mensagens tipográficas de luz com o auxílio de: retroprojetor + stencils; fotografias de longa exposição + objetos luminosos.
VISITAS
21 e 22 Dezembro
Visitas acompanhadas pelo curador-geral Agnaldo Farias e pelos curadores-adjuntos Lígia Afonso e Nuno de Brito Rocha.
HISTÓRIAS DE ALÉM TERRA
21 Dezembro
Vídeo: "Ter o universo como palco foi um desafio que desde logo me atraiu. O pensamento torna-se mais abstrato, quase fora do meu alcance. É uma imensidão de espaço a preencher, mas é grande a nossa vontade de projetar para uma cúpula e poder dançar de pernas para o ar, como o Fred Astaire ou um asteroide à deriva." Leonor Keil
O PALCO DA TERCEIRA MARGEM
29 Dezembro
Oficina comunitária que dá voz à comunidade local.
Exposições
UNSITTED MOVEMENT
Exposição de Gil Ferrão
até 8 DEZ
Galeria V, Rua Eduardo Coelho 23
3ª feira a domingo, 10h às 18h
Artigo patrocinado
Fotos: Jorge das Neves e filme Rosa de Areia (1989)