Encontrámos um paraíso na Terra e fica no Centro do país

O nome original era Quinta da Varziela mas, há 3 anos e meio, quando Miguel Condesso e Mafalda Carlos decidiram transformar o espaço numa unidade de alojamento, pensaram noutro nome: The Fox House. A inspiração chegou numa noite de Verão, enquanto jantavam na pérgula com amigos e o filho exclamou: ó papá, está aqui um gato tão grande!. Era uma raposa que acabou por baptizar esta casa em Serrazes, a 5 minutos de São Pedro do Sul, na região de Dão Lafões.

Só é possível arrendar todo o espaço (e não apenas um quarto) já que a ideia é que os hóspedes se sintam realmente em casa e possam gozar livremente a sua estadia. Simulando a ocupação máxima (12 adultos), o valor ronda os 240€ por pessoa para 4 noites e inclui pequeno-almoço continental.

Os proprietários mostraram-nos as várias divisões da casa principal e Miguel explicou-nos que todas as peças têm história, acabam por encontrar aqui uma segunda vida e ligam-nos como família. Perguntámos se a The Fox House é um projecto de amor e a resposta foi arrebatadora: há um estado emocional que eu aprecio que é a paixão e estes projectos têm de ter o seu quê de irracional. É isto que nos move.

Em cada recanto da propriedade, ambos partilharam histórias de festas divertidas e comentários de satisfação de visitantes que já lá estiveram. A partir do momento em que alguém reserva a The Fox House, Mafalda arregaça as mangas para que todos os pedidos sejam atendidos embora costume dizer para não haver erros de casting, aqui não há areia branca nem conchinhas, aqui há bichos e árvores, ok?

Por dentro

A casa principal acolhe uma sala de estar e jantar, com lareira e uma estante cheia de jogos para miúdos e graúdos, uma cozinha e copa devidamente equipadas com todos os utensílios e loiças necessários. No piso superior, encontram-se 4 suites sobriamente decoradas, uma delas com uma cama D. Amélia.

Na casa da eira, encontram-se mais 2 suites, permitindo que, no total, até cerca de 12 adultos possam ali ficar alojados.

Apesar de nos encontrarmos no campo, a casa não prescinde das comodidades modernas como internet wifi, TV cabo, sistema de som, máquina de café expresso, aquecimento com piso radiante na casa principal e ar condicionado na casa da eira.

Por fora

Para além do alojamento, o espaço exterior é rico. Junto à casa encontram-se uma churrasqueira e um forno a lenha que desafiam os hóspedes para refeições sob a pérgula com vista para as montanhas.

Na propriedade, há nascentes de água fresca, uma piscina, uma zona onde costumam colocar as tendas para os eventos, um jardim zen com um lago onde coaxam rãs, e até uma pequena ilha onde já se casou um casal de nova iorquinos.

Aliás, 99% dos clientes são estrangeiros, essencialmente do Canadá e dos EUA (Nova Iorque, Washington DC, Califórnia). O que procuram é privacidade, tranquilidade e nós servimos o pequeno-almoço e vamos embora, a casa fica por conta deles. Mas damos-lhes tudo o que precisarem: querem um chef, trazemos um chef; querem uma festa na piscina, encontramos um dj e servimos cocktails; querem casar, organizamos o evento.

Os jardins têm um minigolfe de 18 buracos, baloiços e há 5 bicicletas de montanha para passeios na zona.

The Fox Club

Várias pessoas perguntam se querem ter mais quartos mas Miguel e Mafalda foram peremptórios: toda a gente falava nos rácios de hotelaria e que devíamos ter mais quartos mas nós gostamos é de festa, em vez de quartos vamos criar um clube, é o The Fox Club.

O Fox Club é uma sala preparada para ocasiões especiais: festas que queiram organizar para quebrar o sossego dos dias ou um jantar elaborado por um chef profissional. Nalguns casos, existe ainda a possibilidade de participar num owners dinner que consiste num jantar preparado pelos proprietários em conjunto com os hóspedes, num clima de alguma proximidade.

Tivemos o melhor de vários mundos e pudemos conviver com os anfitriões na cozinha do The Fox Club enquanto Miguel cortava leitão e partilhava histórias dos tempos da faculdade, em Coimbra. Em seguida, a mesa foi sendo recheada de pratos da autoria de um chef e o serão terminou com a actuação dos Amanhecer, um grupo de Fado de Coimbra.

A estadia e as experiências na The Fox House são feitas à medida de quem a visita, ali o céu parece ser mesmo o limite.

Texto: Joana Pires Araújo
Fotos: The Fox House

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.