Destaques na agenda este fim-de-semana para miúdos e graúdos

Tanta coisa que temos dificuldade em escolher. Este fim-de-semana arranca o Caminhos do Cinema Português e continua até ao dia 30 de Novembro com muitas curtas e longas-metragens de animação, ficção, documentário e outros géneros para verem. Também há Troca de Roupa!, uma feira onde podem levar e trazer a roupa que quiserem, que desta vez vai ser no histórico Bairro da Relvinha, inserida no evento Há festa na Relvinha! de apoio a uma angariação de fundos. A livraria Faz de Conto, também em Coimbra, está de parabéns e comemora o aniversário com uma programação especial. 

Para os mais novos, este fim-de-semana também há Guarda-Chaves no Museu Nacional de Machado de Castro. Lembramos que continua a decorrer a Anozero'19, Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra e Sábado estreia a Estação Aberta, no Aqui Base Tango. A Cafetaria Proteína tem uma proposta arrojada, uma prova de insectos. No Centro Cultural Penedo da Saudade está uma exposição de ilustração científica que também aborda os pequenos seres e a Natureza e, a propósito dela, destacamos a Acção de Voluntariado Living Bussaco. Além destas há muito mais coisas a acontecer e estão na nossa Agenda

Há festa na Relvinha!

23 Nov | 15h às 20h | Futuro Centro Social e Cultural do Bairro da Relvinha, Coimbra
Entrada livre

A Casa da Esquina, Banco de Tempo e o Graal, com o apoio da Junta de Freguesia de Eiras e São Paulo de Frades, Jazz ao Centro Clube, Greve Climática de Coimbra, Akto e Coolectiva, juntaram-se à Cooperativa Semearrelvinhas  para organizar uma grande FESTA e ajudar a promover a nossa angariação de fundos para acabar o projecto do Centro Social e Cultural do bairro, assinado pelo arquitecto João Mendes Ribeiro e parado há 16 anos por falta de verba.

Programa:
- Troca de Roupa! - feira em que cada um pode levar roupa em bom estado que tenha esquecida no armário e trocar por outra (homem, mulher ou criança). Inscrições gratuitas aqui
- Concertos MC Ruze e Subway Riders
- Comes & bebes preparados especialmente para a ocasião pelos moradores e membros da Cooperativa Semearrelvinhas
- DJ sets de Hélder Macedo e Ogata Tetsuo 

As crianças são bem-vindas e o convívio e espírito de solidariedade e entre-ajuda que o bairro tão bem conhece são o cartão de visita desta festa de entrada livre mas onde qualquer donativo será muito bem-vindo, em dinheiro ou via plataforma online (vai haver computadores e voluntários a dar assistência no local para esse efeito).

Aniversário Livraria Faz de Conto

Dom | 24 Nov | 11h às 18h | Exploratório - Centro de Ciência Viva de Coimbra, Parque Verde
Entrada livre

Vai ser um dia especial com histórias, origamis e bolo. A livraria convida a irem brincar de capuchinho vermelho ou mascararem-se de lobo mau com celebrações inspiradas no imaginário do conto disponível em várias versões, fora outros inspirados na estória.

11h-12h30 | Queres contar? 
Sessão aberta de contos. Qualquer pessoa se pode inscrever para ler um pequeno conto. Contamos histórias de lobos, florestas, crianças corajosas e desobedientes.
A capacidade é limitada. Informações e inscrições por mensagem de Facebook.

16h30 | Contos na Faz de Conto 
Sessão de histórias.

17h | Parabéns e Bolo 

10h-18h | Venda de livros vividos 
No dia-a-dia da livraria, alguns livros passam por muita coisa. Teremos esses livros vividos, que também merecem uma casa carinhosa, em promoção durante o dia 24 de novembro. Muitos dos livros são pop-up com pequenas amolgadelas de amor.

Tudo Proteína! -  Prova de Insectos 

6ª feira | 22 Nov | 18h - 22h | Proteína - Cafetaria do Exploratório
Entrada livre

Mesmo que ainda os estranhemos nos nossos pratos, os insectos são a proteína do futuro. É o que dizem especialistas e estudos, nomeadamente os de sustentabilidade da nossa vida na Terra. Esta sexta-feira o Exploratório, a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra e a Proteína - Cafetaria do Exploratório convidam a provar insectos num evento com o apoio da Praxis.

Naturia Secreta,de Luísa Nunes

Até 15 Dez | 14h - 20h | Centro Cultural Penedo da Saudade
Entrada livre

A ilustração científica é uma ferramenta de comunicação e exposição da ciência, promovendo a conservação e a literacia biológica. A ciência sempre se baseou na representação visual para transmitir conceitos-chave. A vantagem das ilustrações é que podem mostrar o que não é facilmente observável a olho nu através da apresentação de detalhes importantes ou características perdidas pela descrição científica ou por fotografias. Os materiais utilizados nestas ilustrações foram aguarela e lápis de cor, sobre papel de aguarela acetinado. Esta exposição foi igualmente apresentada no Museu de História Natural de Florença, Itália.

Caminhos do Cinema Português

22 Nov | 21h45 | Teatro Académido de Gil Vicente
Entrada livre

É dia de abertura de mais uma edição do festival de cinema com entrega do Prémio Ethos à actriz Isabel Ruth, um espectáculo e exibição dos filmes Horizonte Artificial, projeto do 9.º curso cinemalogia promovido durante 2018/2019, o interessante Les Extraordinaires Mésaventures de la Jeune Fille de Pierre de Gabriel Abrantes, Projeção de René Alan, Chopper, de Giorgos Kapsanakis e Em Caso de Fogo, de Tomás Paula Marques, que fazem parte da Seleção Ensaios. O festival continua até 30 de Novembro com muitos filmes para ver, podem ver aqui o programa e alguns destaques.

Estação Aberta

23 Nov | 16h | Aqui Base Tango
Entrada Gratuita, mas sujeito a inscrição (os Workshops)


Exposições de Vídeo e Fotografia, Design, Pintura, Escrita Criativa, Workshops de Fotografia e Beatmakinge, realização de uma Poetry Slam e, por fim, alguns concertos são a proposta do Estação Colectivo Artístico para uma tarde e início de noite diferentes.

 

Living Bussaco - Acção de Voluntariado

23 Nov | 9h15 | Frente à Loja da Mata do Bussaco
Gratuito mas com inscrições obrigatórias aqui

Living Place - Animação Turística e a Fundação Mata do Bussaco voltam a unir esforços na organização de uma acção de voluntariado na Mata Naciona do Bussaco. No âmbito do Dia da Floresta Autóctone e do Sement Event, a iniciativa aberta a toda a comunidade pretende valorizar o património natural da região, criando hábitos saudáveis e de responsabilidade social.

Programa:
9:30 - 12:30 | Manutenção e Limpeza da zona a Plantar
12:30 - 14h | Almoço partilhado
13:45 | Ponto de Encontro -Frente à Loja da Mata
14h - 16h | Plantação de Árvores

Os participantes devem responsabilizar-se pelo transporte, almoço e luvas de trabalho. A organização aconselha a levarem algo para comer a meio da manhã (fruta, barras energéticas, sandes) e desafiam os participantes do I Living Bussaco a levar a t-shirt.

O Guarda-chaves no Museu Nacional de Machado de Castro

23 Nov | 11h | Museu Nacional de Machado de Castro
Preço: 6€

Para descobrir todos os segredos do Criptopórtico de Aeminium com O Guarda-Chaves, uma personagem interpretada pelo actor Ricardo Kalash, que faz uma visita lúdico-pedagógica dirigida a famílias. A actividade está sujeita a um número mínimo de inscrições via telefone (239 853 070).

Texto: Filipa Queiroz
Fotos: Filme Les Extraordinaires Mésaventures de la jeune fille de pierre (capa) + oficiais

 

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.