Têm estas visitas guiadas gratuitas para fazer até ao fim mês

Continuamos a divulgar as visitas guiadas a diferentes monumentos e locais emblemáticos da cidade de Coimbra. Os passeios são organizados pela Câmara Municipal, subordinados aos mais diversos temas, e através deles percorrem um pouco da história e cultura locais.

Se quiserem participar só tem de se inscrever presencialmente na Câmara ou por telefone (239 857 500, 239 702 630). As visitas têm lotação mínima e máxima e começam sempre às 15h, quando há entradas pagas durante o trajecto eles avisam.

Arte em Coimbra - Azulejaria

5ª feira | 14 Nov | 15h 
Ponto de encontro: em frente ao Posto Municipal de Turismo da Praça da República


O azulejo é uma das caraterísticas mais marcantes da cultura portuguesa. Através dele está condensada a história e a memória portuguesa, quer de personalidades daqueles que dão vida a essas representações, quer de aspectos culturais e etnográficos das cidades, das vilas e
até mesmo da funcionalidade do edifício em que que se encontram instalados. São fachadas, paredes que ao contrário de tantas outras não se fecham mas abrem-se para outras dimensões, aproximando o espectador para a cena/personalidade representada. O objectivo desta visita é divulgar a todos quanto nos visitam algumas destas manifestações artísticas, valorizando-as tanto ao nível da sua história e património, como reconhecendo o
seu contributo para a valorização da cidade.

Coimbra Património Mundial – De Colégio a Tribunal

5ª feira | 21 Nov | 15h00
Ponto de encontro: em frente à Câmara Municipal de Coimbra

O Município associa-se às comemorações do centenário do Tribunal da Relação com um conjunto de visitas guiadas ao espaço arquitectónico, dando a conhecer as origens, evoluções e funções actuais. Pensado e edificado como colégio universitário, integrado na grande reforma escolar levada a cabo por D. João III, em meados do século XVI, volvidos 3 séculos, durante Revolução Liberal, as ordens religiosas são extintas e o edifício começa a sua grande transformação e adaptação às diferentes funções pelas quais vai passando: desde residência familiar até Palácio da Justiça. O objectivo da visita é dar a conhecer o relevo que o edifício tem na história da cidade, revelando aspetos menos conhecidos do espaço nacional único, classificado como Património Mundial pela UNESCO.

Arte em Coimbra - Claustros

6 ª feira | 29 Nov | 15h 
Ponto de encontro: em frente à Câmara Municipal de Coimbra

Visita guiada a espaços arquitectónicos intimamente ligados à construção religiosa, dando a conhecer as origens, evolução e diferentes funções. A história dos claustros medievais portugueses é uma história de estruturas arquitectónicas desaparecidas, constatando-se que a construção é de cronologia tardia seguindo os modelos góticos. A aplicação dos recursos financeiros do reino na reconquista do território, bem como a grande maioria das ordens religiosas serem maioritariamente constituídas por monges cavaleiros, poderão ser factores para que as estruturas arquitetónicas sejam de construção tardia face à sua origem. Só com a estabilidade política e a reforma da generalidade das ordens religiosas, que passam então a dedicar-se a funções mais espirituais, todos estes espaços passam também a desempenhar funções de maior relevância ascética. O objectivo desta visita é dar a conhecer alguns destes claustros, valorizá-los ao nível da sua história e património, reconhecendo a sua importância como centros de espiritualidade e meditação que contribuem para a valorização da cidade.

Texto e foto de capa: Filipa Queiroz

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Boura
12.11.2019

Lamento que quem trabalha não tenha cesso a este tipo de iniciativas…

Fatima Matos
15.11.2019

fantástico!