O Choupalinho ganhou um novo café com esplanada

Chama-se Proteína e abriu recentemente num dos melhores espaços de Coimbra para levar a criançada: o Exploratório - Centro de Ciência Viva. Bonito, simpático e com uma boa oferta, fica mesmo na entrada principal do centro em pleno Parque do Choupalinho e tem esplanada por isso, atenção pais que podem lanchar enquanto esperam pelos miúdos, as crianças brincam na relva ou fazem uma visita à livraria Faz de Conto.  

Mas a cafetaria está aberta a todos e a ementa tem um pouco de tudo, desde sopa diária a sandes, torradas, tostas, salgados, hambúrgueres, saladas e pastelaria. O campo das guloseimas inclui chocolates, gelados, crepes e waffles e as bebidas também vão das infusões e sumos naturais às alcoólicas como vinho, cerveja, wisky, espirituosas e licores. Os preços são normais, vão desde os 0,70€ do café aos 4 ou 5€ das saladas, crepes e waffles. 

Conceito

Na carta pode-se ler que o espaço se considera mais do que uma cafeteria porque encoraja a saborear aqui e agora, comendo de forma saborosa utilizando todos os sentidos, explorar à nossa volta, usufruindo do espaço exterior e do espaço Ciência, e (re)descobrir a comida aprendendo com o que se come, promovendo a literacia e sustentabilidade alimentar. 

 

Actividades

O Proteína propõe explorações por trás dos alimentos que consumimos e desafios 5 R's, relacionado com a sustentabilidade. Também referem que estão comprometidos com uma política de desperdício zero e recorrem a produtos frescos e fornecedores locais, por isso o stock é propositadamente limitado mas há sempre coisas para provar. A cafetaria está aberta todos os dias das 9h às 19h30. 

Texto e fotos: Filipa Queiroz

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.