Este fim-de-semana pode ser assim na Figueira da Foz

O tempo pode já não estar para banhos, mas há mais para descobrir e fazer pela Figueira da Foz. Já falámos do Palácio Sotto Mayor e agora sugerimos o Centro de Artes e Espectáculos (CAE). Projectado pelo arquitecto Luís Marçal Grilo, foi inaugurado em 2002 e é um pólo cultural da cidade e região com mais do que programação de música, teatro, cinema e exposições. Além das salas, o CAE tem um anfiteatro ao ar livre e um belo jardim, e alberga espaços como a belíssima livraria Bruáa (irmã da do Convento São Francisco, em Coimbra). 

Tem livros da própria editora e outras nacionais e internacionais, tanto para adultos como para crianças, entre outros objectos singulares. Está aberta de 2ª a 6ª, das 15h às 19h, e aos sábados também das 10h às 13h.

Este fim-de-semana há dois concertos interessantes no CAE (em baixo) e deixamos a sugestão de jantarem no Wine Bar by Cristal, a cerca de 10 minutos a pé. 

O Gajo 

É o projecto do músico lisboeta João Morais que depois de quase 30 anos no circuito punk rock escolheu dedicar-se à viola campaniça, instrumento histórico de raiz tradicional. O Gajo lançou o disco de estreia deste projecto em 2017 e este ano começou a tocar além fronteiras. Lançou As 4 Estações d’O GAJO, o 2º disco, no início do ano. 4 EPs com os nomes de 4 estações de comboios de Lisboa. É música instrumental com referências arábicas e mediterrânicas numa nova linguagem para um instrumento antigo.

25 Out
Café Concerto | After Movie | 23h
Jardim Interior do Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz (CAE)
Entrada livre 

Wine Bar by Cristal

Neste cantinho bem decorado da Rua Dr. Calado 24 conseguem jantar muito bem e a bom preço. Comida mediterrânea e uma longuíssima lista de vinhos à disposição, o Wine Bar by Cristal tem opções vegetarianas e sem glúten para quem quiser e um ambiente requintado mas descontraído.

Horário: 19h às 0h
Como o espaço não é muito grande aconselhamos a fazerem reserva: +351 233 043 837

Dead Combo

É uma das últimas oportunidades para ver Tó Trips e Pedro Gonçalves juntos. Os Dead Combo anunciaram que iam fazer uma última tourné da banda que deu os primeiros passos no início dos anos 2000. Vol. 1 (2004) foi o disco de estreia e desde então somaram êxitos e patentearam uma sonoridade eclética e altamente reconhecível, dentro e fora de Portugal, registada ao longo de vários outros álbuns. Odeon Hotel (2018) foi o sexto e último, com produção de Alain Johannes (Queens of the Stone Age, PJ Harvey, Chris Cornell, entre outros). Composto por 13 músicas, o disco conta com a participação de vários músicos convidados na sua gravação, com destaque para o cantor e compositor norte-americano Mark Lanegan, que dá voz a I Know, I Alone, um dos mais belos poemas escritos em língua inglesa por Fernando Pessoa. Este é, para já, o único espectáculo agendado por isso vale a pena aproveitar. Está indicado para maiores de 6 anos.

26 Out
Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz (CAE) | 21:30
Preço: 10€ (aqui

Texto: Filipa Queiroz
Fotos: Wikipédia, CAE

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.