Destaques na agenda para o fim-de-semana de miúdos e graúdos

Já começou a Festa do Cinema Francês, no Teatro Académico de Gil Vicente, com vários filmes em cartaz e alguns são animações. O Cine Eco, em Seia, também promete nesta edição que decorre até Domingo. O Festival Jazz ao Centro, por sua vez, começa agora e abre com chave de ouro com o concerto de Alberto Conde Iberian Roots Trio.

 Há também as propostas do projecto Mundo do Vinho e uma Viagem Pela Revolução de Abril em Coimbra, para os mais curiosos. Leituras e um Galo Gordo são as propostas para os mais pequenos. Ficam com as nossas sugestões mas há muito mais para ver e fazerpela cidade e região e está tudo, bem arrumado, na nossa Agenda.  

Festival Jazz ao Centro

Arrancam este fim-de-semana os Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra. Steve Coleman and Five Elements e Fred Frith Trio são os cabeças de cartaz, nomes que marcaram várias gerações de músicos de todo o mundo, mas também a revelação Susana Silva e algumas  jovens promessas do jazz nacional. Podem ver aqui e aqui o que vos espera a partir de sexta-feira, há vários concertos em vários locais da cidade e muitos são gratuitos e à tarde. 

CineEco - Seia

A grande festa do Cinema Ambiental, o CineEco, decorre este ano em paralelo com o II Fórum Internacional de Festivais de Cinema de Ambiente (FIFCA). A conferência de abertura é no dia 12 de Outubro, às 9h30. No mesmo dia, mas às 21h30, arranca o Festival propriamente dito, que celebra os 25 anos uma Selecção Oficial de 80 filmes. Os filmes abordam questões inerentes ao Ambiente e à Emergência Climática. Vejam aqui tudo o podem ver este fim-de-semana.

O Mundo do Vinho

O Mundo do Vinho é o mote para se falar de vinho a partir de diferentes perspectivas. A 2.ª edição do projecto vai até 30 de Outubro e apresenta um programa composto por 10 actividades que vão ocupar diferentes espaços e equipamentos da cidade de Coimbra e ainda uma visita à região da Bairrada. Vejam aqui o que acontece nos próximos dias. 

Festa do Cinema Francês

Encontro com a vitalidade e diversidade da produção ou co-produção francesa nos diferentes géneros, mas também reencontro com filmes que fazem parte do património cinematográfico mundial. É o momento de celebrar a cooperação cinematográfica franco-portuguesa feita de partilha e conhecimento mútuo que se tem cimentado ao longo dos anos, criando um espaço/tempo de encontros e diálogos profissionais. Aqui encontram a lista de todos os filmes que passam até 19 de Outubro.

Contos de Outono na Biblioteca Infantil

Sessão de contos para a infância este Sábado, às 11:30, para dar as boas vindas ao Outono. Para crianças dos 3 aos 5 anos, acompanhadas por um adulto. É gratuito mas sujeito a inscrição através do email biblioteca.infantil@cm-coimbra.pt ou pelo telefone 239 702 630.

Viagem Pela Revolução de Abril em Coimbra

Integrada no ciclo Conversas de Viajantes, Pierre Marie investigador do CES que organizou estes roteiros - com grande sucesso, tanto que tiveram de abrir novas datas -, vai falar sobre as agitações da Revolução de Abril em Coimbra. É no dia 19 às 16h, no Centro Cultural Penedo da Saudade.

Leitura de Arrumado

Nesta sessão de Explorastórias conta-se Arrumado, de Emily Gravett, a história do Pedro, um texugo que vive nas profundezas da floresta, mas que não consegue deixar de arrumar. Não se trata de uma simples leitura de uma história, mas sim da exploração dessa história através de um conjunto de atividades de ciência, de acordo com a equipa responsável. Nas sessões Explorastórias do Exploratório a história funciona como ponto de partida para actividades de ciência. As sessões, às 10h15 e 11h30, envolvem todos os participantes [famílias com filhos entre 3 e 9 anos] que se podem relacionar não apenas com o tema da história mas também com a restante actividade do Exploratório Centro Ciência Viva de Coimbra de Coimbra, nomeadamente com as exposições.

Galo Gordo

Dizem que o projecto de Inês Pupo e Gonçalo Pratas é um dos mais marcantes para a infância em Portugal e, para assinalar o 10º aniversário, os autores apresentam ao público um novo livro/CD e um espectáculo que revisita as canções mais conhecidas do público ao mesmo tempo que mostram as novas canções. O espectáculo está indicado para maiores de 3 anos. É no Domingo, às 16h, no Convento São Francisco.

Demonstração Filipe Albuquerque

Dia 19 de Outubro, o piloto conimbricense, que nos últimos anos tem acumulado troféus em campeonatos internacionais, vai fazer uma demonstração com um Ligier JSP217, o carro com que venceu as Quatro Horas de Portimão e ficou em 4º nas 24 Horas de Les Mans. A demonstração, que serve para promover a final do campeonato em Portimão no fim do mês, vai acontecer entre as 14h30 e as 15h30 em frente ao Restaurante 39, no Estádio Cidade de Coimbra. Há sessão de autógrafos e fotografias a seguir. Leiam mais aqui

 

Texto: Filipa Queiroz
Foto (capa): Filme Tout Nous Sépare 

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.