Neste estádio há muito mais do que futebol

Isto é um sítio porreiríssimo para trabalhar, disse João Ramalhete Carvalho, advogado e um dos mais recentes inquilinos do Estádio Cidade de Coimbra. A sociedade de advogados RVA acaba de inaugurar o escritório, lado a lado aos colegas VC&M, a Farmácia do Estádio e as Clínicas Leite e Montes Claros. O Estádio Cidade de Coimbra é oficialmente o recinto de jogos de futebol da Académica de Coimbra mas apesar de ser usado pela equipa é propriedade da Câmara Municipal e em parte arrendada a privados das mais variadas áreas.

No rés do chão há uma loja oficial da Académica, mas além disso moram a toda a volta do edifício um enorme Crossfit Solum Arena, o ginásio e spa Holmes Place, o Restaurante 39, a lavandaria Lave Sec, a livraria Almedina, o banco Tranquilidade, a Escola de Campeões, o Bingo, a Optimize Answer, a Óptica Estádio, a escola de artes marciais e desportos de combate Dojo Fit, o Balletstudio Paula Santos, o Wall Street English, um espaço para festas de aniversário e a loja Lev. O espaço e a localização são óptimos, tanto que temos duas lojas além dos escritórios, disse Alexandre Anjos, do Departamento de Marketing do Grupo Isidoro. Fomos visitar.  

RVA– Sociedade de Advogados

Acaba de inaugurar. É um escritório full service com profissionais que dão resposta na área de direito público, direito laboral e empresas, direito civil e direito penal. Procurámos inúmeros espaços em Coimbra e as rendas eram caríssimas, aqui tivemos de investir em obras mas temos um espaço amplo, luminoso, que se adequa ao momento que tínhamos agora e numa perspectiva de crescimento, explicou-nos João Ramalhete Carvalho, que fundou a RVA com Andreia Ventura, em 2017. Rafael Vale e Reis juntou-se em Abril deste ano e no escritório trabalham mais dois advogados e uma licenciada em solicitadoria. A zona da Solum é plana, ainda tem estacionamento, não tem confusão, é tudo limpo, bonito, o escritório tem muita luz e o ambiente é de grande descontração - somos apologistas de que essa descontração permite a produtividade, comentou Vale e Reis. Comecei há 18 anos e a advocacia mudou muito, está cada vez menos dependente da porta do tribunal, continuou o também professor de Direito na Universidade de Coimbra. Ramalhete Carvalho garante que hoje dia os clientes valorizam muito a relação de proximida e nós perguntámos se ela também passa pela equipa da casa, a Académica. Sim, vieram à inauguração, avisam-nos dos jogos e nós temos lugares na tribuna presidencial, respondeu João Ramalhete Carvalho. 

Crossfit Solum Arena

Não se chama ginásio, chama-se box, é gigante e fica no 1º andar do Estádio Cidade de Coimbra. O crossfit é um treino funcional em alta intensidade com movimentos variados. O Crossfit Solum Arena acaba de renovar a imagem e os serviços e não só conta com cerca de 300 membros como alguns dos instructores são campeões da modalidade. Tem uma zona (literalmente) verde, com um chão de pavimento suave e aparelhos de cardio e remos; noutra zona, uma arena com um ringue de lutas para o kickboxing e o jiu-jitsu - com aulas também para crianças e jovens, dos 3 aos 14 -, além de outros aparelhos de ginásio normal. Na zona principal da box, Lívia Romero, que trata da gestão dos clientes, explicou que acaba de arrancar mais um Open, que todas as semanas desafia atletas mais experientes para treinos ultra intensivos. Mas o crossfit é para quem quiser. Lívia disse que os atletas e as atletas têm tendência para serem magros mas com os músculos bem definidos e os treinos são o mais desafiantes possível mas dentro dos limites de cada um e acompanhados por profissionais credenciados. O espírito de comunidade é muito importante, ninguém treina sozinho aqui e é bem saudável, garantiu. Eu sou médica de formação e tinha muito preconceito com o Crossfit mas acabei por fazer uma aula e nunca mais saí, acho que até deviam fazer um estudo porque toda a gente que pratica acaba por se viciar. Lívia também mora na zona e diz que notou um aumento no movimento e de pessoas a procurarem coisas que nem ela própria sabia que existiam no Estádio. E quando há corrida também descemos e corremos na pista do estádio, eles  [Académica] deixam-nos - é fixe!

Grupo Isidoro

Ao contrário de outros estádios do país, este goza de uma localização privilegiada e acaba por ter muita actividade e muitas empresas como nós, disse Alexandre Anjos, do Departamento de Marketing do Grupo Isidoro. Originário de Miranda do Corvo, fundado em 1975, começou com a área de construção mas entretanto cresceu e estendeu a outras áreas. Têm um centro de britagem em Penela, um centro de produção de sinalização rodoviária e serralharia na Lousã, um terminal de granéis líquidos na Figueira da Foz. À medida que fomos identificando as necessidades fomos crescendo, explicou o responsável pelo Marketing. Hoje também estão a construir casas, têm 2 agências imobiliárias (uma também no Estádio, Soluções Douradas), 5 agências de viagens inauguradas este ano (2 em Coimbra, uma também no Estádio, ISD Travel) e stands de automóveis. Os escritórios são no Estádio e também começaram a explorar a construção e reabilitação de edifícios em Coimbra. Viemos para aqui em 2015 porque precisávamos de boas instalações e numa zona mais central, contou Alexandre Anjos. Em relação ao condomínio as relações também são boas, estou sempre em contacto com eles e a zona tem uma óptima dinâmica, até por causa das escolas, clínicas e outros serviços aqui à volta.

História 

Este era o aspecto do ainda Estádio Municipal de Coimbra em 1948, um registo que encontrámos no blogue Glórias do Passado. Fez há dias 73 anos que começou a ser construído, a 9 de Outubro de 1946, depois inaugurado oficialmente no dia 20 de Janeiro de 1949 com um jogo da Associação Académica de Coimbra contra a Selecção Nacional de Portugal que terminou empatada a 3-3. O Estádio estrutura-se em quatro níveis com um total de 30 mil lugares, e depois tem áreas interiores de uso administrativo, comercial e empresarial. O antigo Estádio Municipal de Coimbra, também conhecido como Calhabé, foi remodelado no âmbito da realização em Portugal do Campeonato da Europa de 2004. Também já lá deram concertos nomes como os Rolling Stones e Madonna. 

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.