Só apetece esplanada? Temos 10 sugestões com grandes vistas em Coimbra

Faça chuva ou faça sol, se há hábito bem português, que se mantém seja Verão ou Inverno, é o da esplanada. Claro que, com sol, tanto melhor, mas tomar qualquer coisa ao ar livre enquanto se conversa com um amigo, trabalha, lê um livro ou simplesmente admira uma 

bela vista continua a ser um desporto favorito. Da margem esquerda à margem direita do Mondego, contámos pelos dedos (todos) alguns dos terraços com as melhores vistas sobre a cidade e algumas são bem surpreendentes. 

Sapientia

É um rooftop único em Coimbra porque a vista é a 360 graus. Fica dentro do Sapientia Boutique Hotel, junto à Universidade de Coimbra, na Rua José Falcão. Dá para beber um copo ou fazer uma das Experiências que o hotel propõe, como o romântico jantar Cheio de Estrelas. Está aberto ao público das 19h30 às 22h. 

Passaporte

Tem uma das melhores vistas sobre a cidade ou, pelo menos, do lado postal dela que é o rio Mondego, Santa Clara e Largo da Portagem. O Passaporte fica no antigo Governo Civil, na Couraça da Estrela, e tem várias salas que também é possível reservar para eventos. Está aberto das 12h às 23h (sexta e sábado até à 1h) e encerra às terças. Tem consumo mínimo de 5€.

Carmina de Matos

O renovado restaurante Carmina de Matos, fundado em 1938, tem agora um belo terraço com vista para a Praça 8 de Maio, coração da Baixa de Coimbra. Oferece uma perspectiva surpreendente da zona, sobretudo da Igreja de Santa Cruz, Panteão Nacional. Está aberto das 18h às 1h/1h30, de terça a Domingo, e além de bebidas e cocktails de autor servem snacks (bifanas, hambúrgueres e tábuas de queijos). 

Bar 5º Andar 

Fica no Hotel Oslo, na Baixa, e  tem uma vista incrível para a Alta de Coimbra e não só. O hotel é um clássico da cidade e o bar, no terraço, não é exclusivo aos hóspedes. Fica na Avenida Fernão de Magalhães e está aberto ao público das 19h à 1h. 

Loggia

Fica no igualmente imperdível Museu Nacional de Machado de Castro e oferece uma perspectiva de imersão  na Alta de Coimbra, Património Mundial classificado pela UNESCO, além da perspectiva da cúpula da Sé Velha. O Loggia é bar e restaurante, com refeições a la carte, buffet e brunch aos Domingos. Está aberto das 10h às 22h30 (excepto terças e Domingos que encerra às 18h). Está fechado às segundas.

Terraço da Alta

É um Food and Drink Lounge e talvez o mais discreto da cidade, o que o torna ainda mais fascinante.  O Terraço da Alta serve bebidas e refeições de comida tradicional portuguesa e está aberto das 12h às 0h (às sextas e Sábados até às 2h e aos domingos até às 15h) e não encerra às segundas. Fica na Couraça dos Apóstolos. 

Praxis

Com esplanada interior e exterior, a especialidade é a cerveja artesanal mas também serve snacks e refeições, além de incluir um Museu e Fábrica onde podem conhecer a história da tradição cervejeira de Coimbra. A Praxis fica em Santa Clara, na Rua António Gonçalves, e está aberta todos os dias, das 10h às 2h (ao Domingo até à 1h).  

Justiça e Paz

É restaurante e bar e tanto pode estar bem sossegado como cheio de estudantes e docentes a conviver, estudar ou trabalhar. Uma das vantagens do Justiça e Paz são os preços acessíveis e, claro, a vista sobre o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra. Fica na Couraça de Lisboa e está aberto das 8h30 às 23h30. 

Cordel Maneirista

Fica no 1.º piso da Hamburgaria Maneirista e do restaurante Cordel Maneirista, com entrada pela Calçada Santa Isabel, em Santa Clara. O terraço inaugurou há pouco tempo e tem vista para o Convento São Francisco e para a cidade. Está aberto de terça a Domingo, das 12h às 15h e das 19h às 22h30. Encerra às segundas. 

Galeria Santa Clara

Fica em Santa Clara, logo, a perspectiva da cidade é aquela do postal visto da margem esquerda do rio Mondego. A Galeria Santa Clara tem várias salas, interiores e exteriores, e está aberto das 13h às 2h (3h às sextas e Sábados). Além de aperitivos com tapas e cocktails, servem almoços e jantares. Geralmente têm exposições e instalações para ver e, aos fins de semana, DJ set.  

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Teles Ivone Teles
12.09.2019

Boa tarde. Que bom assistir à minha Cidade a mexer. Conheço um, ou outro, mas agora quero ir dar uma volta para os situar também na minha cabeça. Morei na rua Dr. Guilherme Moreira e sempre conheci bem a Alta de Coimbra. As minhas duas famílias de nascimento eram e moraram na Alta. O meu avô materno foi funcionário da UC, mais concretamente no Observatório Astronómico, na altura no Pátio da Universidade. Vivia com a Família numa casa ao fundo do lado esquerdo do bloco ” Colégio D. Pedro “, hoje instalações administrativas da UC. As fotos do casamento dos meus pais foram nas Escadas Minerva e a minha irmã mais velha nasceu aí.( Paço das Escolas é o que consta na sua Certidão de Nascimento) Comentarei os locais indicados depois de os ir conhecer. E como já tenho 80 anos terá de ser devagarinho. Parabéns pelo que já vi aqui dos que não conheço.