Só apetece esplanada? Temos 10 sugestões com grandes vistas em Coimbra

Faça chuva ou faça sol, se há hábito bem português, que se mantém seja Verão ou Inverno, é o da esplanada. Claro que, com sol, tanto melhor, mas tomar qualquer coisa ao ar livre enquanto se conversa com um amigo, trabalha, lê um livro ou simplesmente admira uma 

bela vista continua a ser um desporto favorito. Da margem esquerda à margem direita do Mondego, contámos pelos dedos (todos) alguns dos terraços com as melhores vistas sobre a cidade e algumas são bem surpreendentes. 

Sapientia

É um rooftop único em Coimbra porque a vista é a 360 graus. Fica dentro do Sapientia Boutique Hotel, junto à Universidade de Coimbra, na Rua José Falcão. Dá para beber um copo ou fazer uma das Experiências que o hotel propõe, como o romântico jantar Cheio de Estrelas. Está aberto ao público das 19h30 às 22h. 

Passaporte

Tem uma das melhores vistas sobre a cidade ou, pelo menos, do lado postal dela que é o rio Mondego, Santa Clara e Largo da Portagem. O Passaporte fica no antigo Governo Civil, na Couraça da Estrela, e tem várias salas que também é possível reservar para eventos. Está aberto das 12h às 23h (sexta e sábado até à 1h) e encerra às terças. Tem consumo mínimo de 5€.

Carmina de Matos

O renovado restaurante Carmina de Matos, fundado em 1938, tem agora um belo terraço com vista para a Praça 8 de Maio, coração da Baixa de Coimbra. Oferece uma perspectiva surpreendente da zona, sobretudo da Igreja de Santa Cruz, Panteão Nacional. Está aberto das 18h às 1h/1h30, de terça a Domingo, e além de bebidas e cocktails de autor servem snacks (bifanas, hambúrgueres e tábuas de queijos). 

Bar 5º Andar 

Fica no Hotel Oslo, na Baixa, e  tem uma vista incrível para a Alta de Coimbra e não só. O hotel é um clássico da cidade e o bar, no terraço, não é exclusivo aos hóspedes. Fica na Avenida Fernão de Magalhães e está aberto ao público das 19h à 1h. 

Loggia

Fica no igualmente imperdível Museu Nacional de Machado de Castro e oferece uma perspectiva de imersão  na Alta de Coimbra, Património Mundial classificado pela UNESCO, além da perspectiva da cúpula da Sé Velha. O Loggia é bar e restaurante, com refeições a la carte, buffet e brunch aos Domingos. Está aberto das 10h às 22h30 (excepto terças e Domingos que encerra às 18h). Está fechado às segundas.

Terraço da Alta

É um Food and Drink Lounge e talvez o mais discreto da cidade, o que o torna ainda mais fascinante.  O Terraço da Alta serve bebidas e refeições de comida tradicional portuguesa e está aberto das 12h às 0h (às sextas e Sábados até às 2h e aos domingos até às 15h) e não encerra às segundas. Fica na Couraça dos Apóstolos. 

Praxis

Com esplanada interior e exterior, a especialidade é a cerveja artesanal mas também serve snacks e refeições, além de incluir um Museu e Fábrica onde podem conhecer a história da tradição cervejeira de Coimbra. A Praxis fica em Santa Clara, na Rua António Gonçalves, e está aberta todos os dias, das 10h às 2h (ao Domingo até à 1h).  

Justiça e Paz

É restaurante e bar e tanto pode estar bem sossegado como cheio de estudantes e docentes a conviver, estudar ou trabalhar. Uma das vantagens do Justiça e Paz são os preços acessíveis e, claro, a vista sobre o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra. Fica na Couraça de Lisboa e está aberto das 8h30 às 23h30. 

Cordel Maneirista

Fica no 1.º piso da Hamburgaria Maneirista e do restaurante Cordel Maneirista, com entrada pela Calçada Santa Isabel, em Santa Clara. O terraço inaugurou há pouco tempo e tem vista para o Convento São Francisco e para a cidade. Está aberto de terça a Domingo, das 12h às 15h e das 19h às 22h30. Encerra às segundas. 

Galeria Santa Clara

Fica em Santa Clara, logo, a perspectiva da cidade é aquela do postal visto da margem esquerda do rio Mondego. A Galeria Santa Clara tem várias salas, interiores e exteriores, e está aberto das 13h às 2h (3h às sextas e Sábados). Além de aperitivos com tapas e cocktails, servem almoços e jantares. Geralmente têm exposições e instalações para ver e, aos fins de semana, DJ set.  

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Teles Ivone Teles
12.09.2019

Boa tarde. Que bom assistir à minha Cidade a mexer. Conheço um, ou outro, mas agora quero ir dar uma volta para os situar também na minha cabeça. Morei na rua Dr. Guilherme Moreira e sempre conheci bem a Alta de Coimbra. As minhas duas famílias de nascimento eram e moraram na Alta. O meu avô materno foi funcionário da UC, mais concretamente no Observatório Astronómico, na altura no Pátio da Universidade. Vivia com a Família numa casa ao fundo do lado esquerdo do bloco ” Colégio D. Pedro “, hoje instalações administrativas da UC. As fotos do casamento dos meus pais foram nas Escadas Minerva e a minha irmã mais velha nasceu aí.( Paço das Escolas é o que consta na sua Certidão de Nascimento) Comentarei os locais indicados depois de os ir conhecer. E como já tenho 80 anos terá de ser devagarinho. Parabéns pelo que já vi aqui dos que não conheço.

Isabel Aires
16.02.2020

Gostei de ler estas novidades

Inês Rosendo
21.02.2020

Havia também no Convento de Santa Clara a Velha e era bem agradável… pena no ano passado ter fechado. Pode ser que volte a reabrir.

A Veloso
14.04.2020

Estes são espaços muito agradáveis. E as esplanadas do Girassolum? A vista não era das melhores mas permitiam o convívio. Até as da portagem! Que saudades de um café ao ar livre!