Procuro quarto para estudante em Coimbra

Quarto duplo no Bairro Norton de Matos, apartamento com 5 quartos na Praça da República, 2 quartos junto ao ISEC. Todos os anos milhares de estudantes rumam ao nosso cantinho plantado à beira do Mondego para estudar e precisam de encontrar uma casa dentro do orçamento possível, com condições dignas e numa zona simpática da cidade. 

As alternativas de alojamento variam entre os quartos e estúdios mas existem também residências universitárias que até podem dispôr de piscina, ginásio e sala de cinema, como a Studenville.

Os preços para um quarto para estudante em Coimbra rondam os 150-250€ e, nos últimos anos, tem-se observado um aumento de arrendamento de estúdios (apartamentos de tipologia t0) por valores que oscilam entre os 280-350€.

Se, por um lado, o arrendamento de um quarto pode ficar mais barato, por outro lado, implica a partilha de zonas comuns como a cozinha e uma casa de banho. Tudo depende das possibilidades e preferências de cada pessoa.

Como procurar

Se vão mudar para Coimbra pela primeira vez, podem fazer os trabalhos de casa a quilómetros de distância. Basta começar a busca na internet, em sites de agências de viagens, em anúncios particulares nas redes sociais (sobretudo no Facebook, como os que são publicados nos grupos Casas/Quartos para Arrendar em Coimbra, Casas/Apartamentos/ Quartos para Arrendar em CoimbraCoimbra - Quartos, Casas e Apartamentos //Rooms, Houses and Flats, Quartos / Arrendamento Universitário Coimbra, Aluguer de Quartos/Casas - Coimbra, ou ainda em plataformas especializadas em arrendamento de quartos, como a Uniplaces.

Como arrendar

Num primeiro contacto, importa perceber a localização exacta do imóvel, se as despesas (água, electricidade, gás, internet) estão ou não incluídas e, se não estiverem, qual o seu valor aproximado.

Em seguida, devem fazer uma visita ao local e perceber se as condições vão de encontro ao pretendido: a luminosidade do quarto, a mobília disponível (se inclui uma secretária e arrumação de roupa, a qualidade da cama e do colchão), a casa de banho (se é ou não partilhada com outras pessoas), o estado dos equipamentos (fogão, forno, frigorífico, micro-ondas, máquina de lavar louça e roupa) e recheio da cozinha (pratos, talheres, tachos, copos, etc.), se existe uma sala comum e de que forma está mobilada, o isolamento das janelas, o estado geral das paredes e chão.

Por último, prestem atenção à celebração do contrato que vai regular a duração do arrendamento, as garantias (fiadores, caução) e outros aspectos essenciais do arrendamento.

Onde viver

Comecem por ver onde se situa a faculdade onde vão estudar e decidam se preferem viver nessa zona ou se há outras razões que vos podem fazer optar por uma localização diferente - estar perto de amigos, familiares, da estação de comboios/autocarros, etc.

Coimbra é conhecida por ser a cidade dos estudantes e todos os bairros acolhem jovens universitários mas a zona de maior concentração situa-se entre a Baixa, a Alta, a Praça da República e Celas.

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.