Querem pôr os miúdos a mexer este ano? Há várias opções em Coimbra

As actividades de enriquecimento curricular são aquelas que, não sendo obrigatórias, podem ser importantes para o desenvolvimento físico e psicológico dos miúdos. Podem ser desportivas, artísticas, científicas ou tecnológicas, de ligação da escola com o meio, de solidariedade ou voluntariado. O importante é que não sejam impostas pelos pais e sejam conciliadas com tempo livre em família, a brincar.

Por Coimbra, há várias opções que podem conciliar com os eventos e programas esporádicos como exposições, espectáculos e oficinas que vamos divulgando aqui, na nossa secção dedicada aos mais pequenos. Tenham em conta a idade, os gostos, interesses, desejos e características psicológicas e físicas dos miúdos e motivem-nos, nem que seja só para fazer uma aula experimental.

Inglês

Já se sabe que nos dias que correm o inglês é cada vez mais importante e, apesar de já fazer parte do programa de ensino obrigatório, muitos pais optam por investir na aprendizagem do idioma também fora da sala de aulas normal. No Helen Doron English ensinam inglês a miúdos a partir dos 3 anos de idade em aulas divertidas, motivantes e descontraídas, cheias de música, jogos e outras actividades. Nos Ginásios da Educação Da Vinci também há cursos, além da International House

Desporto

Desde modalidades como o futebol na Escolinha Briosa ou o mini basquetebol na Associação de Basquetebol de Coimbra, até ao hipismo no Centro Hípico de Coimbra, artes marciais na Escola de Judo de Coimbra, a natação no Phive, Cáritas, piscinas municipais ou Clube Náutico Académico de Coimbra, que também tem outras coisas. Se preferirem algo mais tranquilo, têm o Yoga Coimbra ou o Yoga Kids, no Holmes Place, por exemplo.

  

Música

Música é coisa que não é difícil de aprender em Coimbra. Escola de Fado de Coimbra, Escola de Música dos Antigos Orfeonistas, Tone Music e Sousa Music School são algumas hipóteses, além do Conservatório de Música de Coimbra e Colégio São Teotónio. Na Academia de Música é possível não só aprender a tocar como construir instrumentos musicais e a oferta parte dos bebés dos 0 aos 3 anos com estes programas de introdução à música. A Scherzo também, entre outras coisas como Bandcoaching. 

Dança

A DNA - Dance N'Arts tem não só ensino da dança, como de música e artes em geral, com profissionais com décadas de experiência. Na Academia WolfDance, dezenas de crianças dos 6 e aos 18 anos são orientados pela professora Margarida Azenha, Instrutora de Dance Fusion Fit e Dance Fusion Fit Kids. Se preferirem o ballet clássico têm o Ballet Studio Paula Santos e a Academia de Bailado de Coimbra com Gabriela Figo, que conta já mais de 40 anos dedicados à dança em Coimbra. Já o estúdio Flic-Flac inclui as vertentes clássica e contemporânea, e têm ainda a Escola de Dança Arte e Corpo.

Também há instituições mais generalistas, como A Pequena Sereia e o Centro de Bem Estar Social da Sagrada Família. O último, por exemplo, tem educação musical, motricidade e expressão cultural, natação, inglês e ballet. O Bebés e Barriguitas tem uma modalidade especial: Ginástica com Bebés. Mas estas são apenas algumas sugestões. Segundo um estudo recente da Universidade de Coimbra, um terço das crianças dos concelhos de Coimbra e Lousã não pratica qualquer desporto extracurricular e, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), as crianças devem praticar, no mínimo, 60 minutos de actividade física por dia, através da combinação de vários comportamentos como ir a pé para a escola, ter brincadeiras activas dentro e fora do horário escolar e praticar desporto.

Texto: Filipa Queiroz

Artigo actualizado a 9 de Setembro, 2019

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.