Há um Portugal dos “Super Pequenitos” no Parque Verde

Grilos, aranhas, escaravelhos, joaninhas, gafanhotos ou escolopendras, podem ver todos bem de perto por estes dias na divertida exposição Bichos de Pata Articulada, no Exploratório. animais vivos e também há fósseis e experiências didáticas e sensoriais para passarem um bom bocado e ao mesmo tempo (garantimos) aprenderem umas coisas. A exposição científica foi completamente desenvolvida pelo próprio Centro Ciência Viva Coimbra e já esteve na Figueira da Foz e na Benedita. Para fazerem o circuito direitinho, é seguirem os insectos (desenhados!) no chão.

É uma oportunidade única para ver de perto bichos que nos são tão familiares, mas talvez muitas vezes subestimados. Há 22 módulos de grandes dimensões, com informações e elementos interativos sobre os artrópodes, e animais vivos em habitats simulados em terrário. Segundo o director do Exploratório, Paulo Trincão, permite o desenvolvimento de um conjunto de actividades pedagógicas mais ricas e mais diversificadas. E não pensem que lá por serem insectos são feios, assustadores ou maus. Muito pelo contrário.

Curiosidades

A aranha peluda do tamanho de uma mão adulta é capaz de ser o bicho mais incrível que podem ver na exposição, mas na verdade é talvez o menos interessante. Não faz grande coisa e pode pode passar toda a vida, à vontade, enclausurada em apenas 20m². Já as abelhas, é toda outra história. Só de ler sobre tudo aquilo que fazem ficamos cansados. As joaninhas são bonitas, mas a verdade é que as cores delas são um alerta de perigo para os predadores e estão relacionados com...venenos. Têm um sabor repugnante e, apesar de parecerem todas iguais, há 700 espécies diferentes que se distinguem pelo número de pintas. Não deixem de apreciar os bichos pau, logo à entrada, são provavelmente dos mais curiosos. Há muito para aprender e ver acontecer, como o ciclo de vida dos escaravelhos, primeiro em forma de larvas, depois pequenos insectos e mais à frente bom, com aquele aspecto que lhes conhecemos. Mas, atenção e muito respeitinho: sabem que é o animal mais forte do mundo? 

Horário e preço

Depois de um período encerrada, devido à pandemia de Covid-19, a mostra de artrópodes vivos, que é simultaneamente científica e artística, reabriu. Sendo a mesma agora está diferente, porque não só tem um novo desenho no espaço como estende o seu espírito pelo Parque Verde. Os visitantes são convidados a realizar observações no espaço exterior do Exploratório, munidos de material informativo para partirem à descoberta dos bichos que há lá fora.

Horário
Segunda a sexta-feira das 14h30 às 19h30; Sábados, domingos e feriados das 11h às 13h e das 14h30 às 19h30.

Preço
4€ (ou 3€ se forem um grupo de mais de 3 pessoas)

Artigo actualizado às 10h de 6 de Agosto, 2020

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.