Se calhar não têm de gastar em livros escolares e ainda plantam uma árvore

Já conhecem a Book in Loop? É uma plataforma online, criada por uma empresa de Coimbra, onde podem comprar e vender livros escolares em segunda mão, do 5º ao 12º ano, e que agora vai passar a aliar a poupança à sustentabilidade. A ideia é plantar 10 hectares de árvores na floresta portuguesa. É que, na livraria online, as 200 mil famílias que estimam que não tenham acesso a manuais gratuitos podem poupar 55% do valor que gastariam em livros novos e agora, por cada compra, plantam uma árvore. Isto porque, segundo os responsáveis, além da despesa que representam a cada novo ano letivo, os manuais escolares simbolizam também um grande prejuízo para a atmosfera, tendo em conta a quantidade de árvores abatidas para produzir papel. Por isso, e ciente dos 23 mil hectares de floresta que já arderam desde o início do ano em Portugal, a livraria pretende plantar 5 mil pinheiros mansos.  

Como funciona?

Para adquirirem ou venderem livros usados, basta inscreverem-se e reservarem os manuais aqui. Eles são recolhidos no domicílio ou deixados num dos 127 pontos de recolha disponíveis nas lojas Continente e, depois, sujeitos a um processo de verificação da qualidade para poderem voltar a ser utilizados e cruzados com as reservas feitas online

A Book in Loop estima que, só no último ano, tenha evitado a produção desnecessária de mais de 100 mil livros. O projeto é levado a cabo pela empresa The Loop Co., de economia circular que, no início deste ano, lançou também a BabyLoop em parceria com Carolina Patrocínio, para compra e venda de equipamentos de puericultura.

 

Texto: Filipa Queiroz
Fotos: Book in Loop

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.