E que tal um pôr-do-sol com esta paisagem?

Não é novidade que vivemos num país cheio de locais de uma beleza natural desarmante: temos montanhas, praias, rios, planícies, serras, matas - é mesmo à vontade do freguês. Tropeçámos neste programa que promete dezenas de fotografias dignas de postal: uma caminhada ao pôr-do-sol ao longo da Ria de Aveiro.

A proposta é da Green Trekker que, no dia 17 de Agosto, organiza um passeio pelos novos passadiços que permitem conhecer a ria para além das portas da cidade e ver os canais, caniçais, sapais e ainda conhecer algumas das espécies que neles habitam. O ponto de encontro é no Cais da Ribeira de Esgueira e a caminhada dura entre as 18h30 e as 21h30 (aproximadamente).

Esta sugestão é acessível a todos, incluindo crianças a partir dos 7 anos e que estejam habituadas a caminhar. O percurso de 10 km realiza-se em terreno maioritariamente plano e pouco acidentado, sem grandes dificuldades técnicas e físicas.

A participação tem um custo de 10€ por pessoa (a partir dos 14 anos) e crianças (dos 7 aos 14) pagam 5€. O preço inclui a presença de um guia da Green Trekker no terreno, chá e bolachas e seguro de acidentes pessoais. Naturalmente, o transporte até ao ponto de encontro e outras refeições são da responsabilidade de cada participante.

As inscrições são feitas na página do evento.

O que devem levar

Água (1,5L), chapéu, protector solar e roupa/calçado apropriado às condições atmosféricas e farnel, lanterna, repelente para os mosquitos e uma caneca para beber o chá (já que a Green Trekker não fornece copos por motivos ambientais).

Percurso

Os novos passadiços convidam, não só à descoberta das paisagens, habitats e espécies associadas particulares destes locais, mas também à descoberta das gentes, saberes e fazeres que se foram desenvolvendo em harmonia com meio natural.

Com início no cais da Ribeira de Esgueira, a Green Trekker vai levar-vos num passeio ao longo das margens dos canais, esteiros, marinhas e sapais, sempre com uma visão privilegiada sobre estas paisagens. Quando chegarem ao Rio Novo do Príncipe, após uma curta pausa para repor energias, vão dar início à caminhada de regresso.

Texto: Joana Pires Araújo
Fotos: Green Trekker

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.