Aqui os miúdos têm mais que fazer até quando não têm mais que fazer

Da acolhedora entrada à sala e oficina interiores, passando pelos corredores, escadas e salas de estudo, há quadros, fotos e vários outros objectos feitos pelas crianças. Fizemos uma visita ao Trupe_lias, onde o Verão é sinónimo de passeios, oficinas e aventuras, dentro e fora de portas. No Inverno, é espaço de estudo e apoio que os pais não podem dar. Eu tenho duas filhas, agora já adultas, e como todas as mães tinha o problema de andar sempre a correr para todo o lado, a servir de táxi, a servir de professora. Ana Baptista é Engenheira Física de formação e pedagoga de coração. Ensinou Física, Química e Matemática num colégio que fechou e, como o marido trabalhava, resolveu abrir ela própria a Sala de Estudo. Primeiro na Clínica Maló e agora na Av. António Portugal. 

O projecto pedagógico Trupe_lias está integrado na associação lúdico-pedagógica e artística Lições Destaque e tem como principal objectivo apoiar as famílias na educação e ocupação de tempos livres de crianças e jovens, promovendo actividades de índole socioeducativa através do fomento da prática lúdico-pedagógica, artística e desportiva. O que é que isto quer dizer? Quer dizer que, no Verão, Ana e outros responsáveis não só tomam conta dos miúdos como os levam à piscina, a almoçar, a museus, etc. Em tempo de aulas, estuda-se e aprende-se a estudar. Já perdi alunos porque disse aos pais que eles precisavam de aprender a estudar sozinhos, ter autonomia - não estudo por eles. Já a ocupação de tempos livres é isso mesmo, é nas férias que são, claro, para brincar. 

Férias escolares

Culinária, surf, golfe, cinema, equitação teatro, música, fotografia, arte, padel, oficinas, canoagem, ciências - a nossa semana de férias tem um custo base de 35€, o preço para acompanharmos e estarmos cá, depois há opções. Os bilhetes para as actividades são não estão incluídos - porque há meninos que não querem ou não podem e nós tentamos ir a todas as camadas e faixas etárias, explicou-nos Ana Baptista. Esta é uma casa para todos, todos podemos colaborar, podemos não fazer todos aulas de surf mas vamos todos à praia. Vimos algumas fichas feitas pela responsável, como oficinas com mensagens encriptadas, - em que as crianças ao mesmo tempo que brincam aprendem matemática -, ilutrações de quadros que viram no museu, etc. Fazemos coisas diferentes, vamos aos Museus e fazemos actividades gratuitas em que os meninos estão entretidos e aprendem ao mesmo tempo e fazem coisas. Vão de transportes públicos. Um dos últimos passeios foi ao Museu P.O.R.O.S., em Condeixa. 

Explicações

Durante o ano lectivo, de 2ª a 6ª, entre as 14h às 19h, é um entra e sai de crianças e jovens do 1º ciclo ao ensino secundário para o apoio escolar em sala de estudo - fazer os trabalhos de casa, por exemplo -, ou apoio individualizado e personalizado (este já até ao ensino universitário). Também fazem preparação para exames e provas. Segundo Ana Baptist, há um problema geracional em que os pais não conseguem ser pais, no sentido de estarem em casa, por causa do trabalho. Há um problema de cansaço e excesso de trabalho, continua, por isso damos aulas, damos carinho, damos férias e estamos aqui para ajudar a resolver problemas.

O Trupe_lias fica na loja 17 da Avenida António Portugal, já perto da Rotunda dos Patos, mesmo ao lado do restaurante Sabor & Arte. Está aberto das 9h às 19h e os contactos estão aqui.

Texto e fotos: Filipa Queiroz

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.