Festivais: Tomar, Foz Côa, Coimbra, Montemor ou Avanca?

Passeio, música e divertimento para toda a família, dança, teatro, performance, piscina, rock, música electrónica, artes visuais ou cinema, muito cinema, nacional e internacional, são algumas das propostas de 5 interessantes festivais para diferentes gostos na região Centro de Portugal. 

 

Do festival de cinema de Avanca aos Bons Sons de Tomar, passando pelo Summer Fest de Foz Côa e o Forte no belíssimo castelo de Montemo-o-Velho, a rematar com umas boas Siéstes Electroniques num dos jardins mais bonitos de Coimbra, vejam as propostas e tratem dos bilhetes e inscrições se for caso disso. Dois são gratuitos. 

Bons Sons

De 8 a 11 de Agosto, têm meia centena de concertos à vossa espera na aldeia de Cem Soldos, em Tomar. Dos mais velhos aos mais novos, residentes cedem terrenos e quintais que se transformam em palcos e restaurantes para dar vida ao Bons Sons. Além dos concertos de artistas como Pop Dell'Arte, Julio Pereira, Três Tristes Tigres, Tiago Bettencourt, Glockenwise, JP Simões, First Breath After Coma, Noiserv, Sensible Soccers, Luísa Sobral, Helder Moutinho e Scúru Fitchádu, há a dança de Inês Campos, Tânia Carvalho e Francisco Pinho, João Dinis Pinho e Dinis Santos, uma exposição de fotografia de Adriana Boiça Silva, teatro com Portuguesas Inesquecíveis e uma Volta a Portugal em Coreto. Também podem conhecer Cem Soldos, por detrás do Bons Sons e participar em momentos de reflexão e crítica do projecto de jornalismo independente Fumaça. Sem esquecer que há sessões de música para grávidas, para bebés até aos 5 anos, oficinas musicais para crianças dos 6 aos 12 anos, Jogos do Helder, passeios de burro e um espaço com brinquedos, fraldário e serviço de babysitting. O campismo é gratuito para quem tenha passe geral (e inclui uma zona silenciosa). A programação paralela também é grátis para quem tiver bilhete (pago a partir dos 12 anos). Têm toda a informação aqui

Avanca Film Festival

Uma óptima opção para quem quiser passar o fim-de-semana perto da Costa mas com cinema. Até 28 de Julho, podem ver estes, estesestes filmes no 23º Festival Internacional de Cinema Avanca 2019 em Avanca, Estarreja. Filmes de realizadores portugueses como Bruno Mendes da Silva (Cadavre Exquise), Sandra Cristina Sousa (Fortuna Escorregadia), Pedro Sena Nunes (Quatro Estações e Outono) e André C. Macedo (897km de Douro). Também há muito cinema internacional e é um festival multigeracional, com um Prémio Cineasta Sénior para realizadores com mais de 60 anos. Paralelamente, há mostras panorâmicas do cinema de Itália e do Maranhão, no Brasil. A noite de entrega de prémios será transmitida via internet, num directo assegurado por alunos de televisão e vídeo da Escola Profissional Val do Rio, de Oeiras. Este é o site oficial com toda a informação que precisam.

 

 

 

Les Siéstes Electroniques

Estreou em Portugal no Verão do ano passado, com um jardim  da Casa das Artes Bissaya Barreto, em Coimbra, completamente lotado. O Les Siéstes Electroniques é um festival de música exploratória que começou em França, em 2001, e conta já com mais de 20 edições acontecendo em mais de 14 países, em cidades como Paris, Berlim, Cairo, Haia, Kyoto, Montreal, Abu Dhabi, Buenos Aires, Amesterdão, Seul e Milão. Em 2018 o evento de três dias de descoberta musical acolheu concertos de nomes como os Giant Swan, Varg e M.E.S.H. Este ano, entre 30 de Agosto e 1 de Setembro, passam pela Casa das Artes o duo dinamarquês Damien Dubrovnik, o produtor D.K. com o verdadeiro espírito do house, o português Gonzo com colagens que são uma paisagem com recolhas de sons gravados pelo mundo, música tradicional e de produção própria, o quarteto Live Low, a DJ francesa AZF, Joshua Abrams & Natural Information Society, Vessel e Front de Cadeaux. A entrada é gratuita.

 

Côa Fest

Dia 1 de Agosto, este ano o Côa Summer Fest arranca com uma Glow Bubble, que é uma corrida ou caminhada com luz e espuma a partir das 20 horas pelas principais ruas da cidade. As inscrições estão abertas e podem ser feitas online através do site do festival, e a iniciativa é aberta não só ao público do festival mas também a toda comunidade que queira divertir-se, como uma forma de dar a conhecer a cidade aos que vêm de fora e de envolver os foz-coenses que se queiram juntar à festa.  Os concertos e a zona de campismo são gratuitos e a entrada nas piscinas municipais tem preços reduzidos para os festivaleiros com pulseira do festival. O programa musical é:  Supa Squad, Estraca, Dadda e Kiss Kiss Bang Bang a 2 de Agosto e Deejay Telio & Deedz B, Murta, Funk You 2 e Los Bandidos no dia 3. 

 

 

 

 

Festival Forte

De 22 a 25 de Agosto, o Castelo de Montemor-o-Velho volta a receber o Festival Forte, de música electrónica, performance e artes visuais. A sexta edição do festival vai contar com nomes como Anthony Linell, Forest Drive West, Freddy K, Jonas Kopp, Lotus Eater (Lucy e Rrose), Polar Inertia, The Empire Line e TR-101, Amulador, Apart, Caroline Lethô, Christinne, Hedonic 2 e Nørbak. Ainda Afonso Macedo, Kids On Acid, Lamim, Ricardo e Vélez, para a festa no campismo do festival. A informação está toda aqui. No lado visual do palco e no Generative Garden além das presenças de Malo Lacroix e de Jaygo Bloom, respetivamente, a organização anunciou Raven Kwok como responsável por transformar a glass house através de programação e código. Os bilhetes compram-se aqui.

 

 

 

Texto: Filipa Queiroz 

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.