Aqui os livros só custam o que quiserem e os vossos também podem lá morar

Já alguma vez pensaram: o que é que eu faço a estes livros todos que nunca vou reler e só estão aqui a ocupar espaço? Já falámos aqui da Feira do Livro Dado, mas e se vos disséssemos que há um sítio onde podem deixar livros para outros levarem, e ao mesmo tempo contribuem para uma boa causa?

A partir do bem comum que é o livro, a Galeria Santa Clara quer contribuir para o Bem Comum que é de todos nós, por isso leva a cabo no próprio bar um projecto solidário que se baseia em doações e voluntariado, partindo do princípio de que há pessoas que dão livros que já não tencionam reler, e outras que aceitam pagar um valor simbólico para lhes darem um novo lar. Numa das salas do espaço há uma espécie de livraria, em regime de self-service, onde os livros vão sendo expostos e quem quiser levar um (ou dois, ou três) deve apenas deixar uma contribuição numa caixa que lá está, e que a Galeria sugere que seja de 5€. Esse valor é encaminhado para organizações que o espaço considera de utilidade pública e que necessitam de apoio, como a Associação Olhar 21, A Cavalo Azul, Os Gatos Urbanos e O Clube de Futebol de Santa Clara.

A iniciativa Bem Comum é dinamizada por voluntários, os livros recebidos são catalogados e foi criado um sistema transparente de recolha e utilização do dinheiro das doações por isso as contas estão sempre disponíveis aqui, na página da Galeria, e, claro, quantos mais apoiarem o projecto mais dinheiro a Bem Comum pode encaminhar para organizações que trabalham para o Bem Comum e que dele tanto necessitam. Para contribuirem com livros, basta deixarem-nos no bar da Galeria Santa Clara, com indicação do vosso nome e profissão. 

Texto: Filipa Queiroz 

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.