No Centro é que está a virtude: 4 noites de jazz gratuitas

Verão não é necessariamente sinónimo de areia. São muitos os que se têm vindo a render aos encantos e à tranquilidade do interior do país e temos a sorte de estar a dois passos das Aldeias do Xisto.

A Rede das Aldeias do Xisto inclui 27 aldeias ricas na arquitectura, no contacto com a Natureza, na gastronomia e nas tradições culturais. A oferta desta rede de aldeias agrada a quem gosta de explorar percursos pedestres e aos amantes de BTT, aos que procuram uns mergulhos em praias fluviais, sem esquecer os bons garfos que buscam restaurantes onde as barrigas se enchem de gastronomia regional. E porque há sempre algo de surpreendente na agenda de eventos das Aldeias do Xisto, desafiamo-vos para um programa que promete marcar as noites de Verão.

Entre 20 de Julho e 15 de Setembro, 4 concertos e uma residência artística preenchem o cartaz do XJazz com músicos de renome nacional e internacional.

Organizado pela a ADXTUR– Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto e o JACC - Jazz ao Centro Clube, o XJazz é um evento que nasceu em 2012 e que tem vindo a renovar o convite a artistas nacionais e estrangeiros para um período de imersão na realidade das aldeias, através de residências artísticas e concertos, cruzando identidade cultural, paisagens e as artes sonoras.

Consultem o programa e lancem o mote à família ou a amigos: porque não aproveitar o pretexto e planear uma visita às Aldeias do Xisto? Abaixo encontram fotografias de um dos vários alojamentos disponíveis na plataforma de reservas BookinXisto, a Casa de Campo Lameirinhos.

20 Julho | Fajão

O Fajão (Pampilhosa da Serra) recebe músicos de duas gerações diferentes e com percursos muito distintos: William Parker, Hamid Drake, Luís Vicente e John Dikeman.

4 Agosto | Barroca

Após um período de residência artística de criação e gravação na Barroca (Fundão), Maria Villanueva e Vânia Couto juntamente com Yoshida Carvalho e Lucas de Centi apresentam o resultado do seu trabalho que conta com recolhas de músicas tradicionais galegas e portuguesas.

24 Ago | Gondramaz

João Firmino e Joana Espadinha actuam em duo na aldeia de Gondramaz (Miranda do Corvo) e mostram o seu trabalho instrumental e vocal de excelência.

15 Set | Cerdeira

Por último, a Cerdeira (Lousã) acolhe um concerto especial do paisagista sonoro Luís Antero, integrado nos Elementos à Solta, que promete explorar o arquivo contido no Xisto Sonoro – Paisagens Sonoras da Rede das Aldeias do Xisto.

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.