Querem ter um dia-a-dia mais ecológico? Comecem por estas 5 coisas.

Nas últimas décadas temos vindo a enraizar alguns hábitos bastante cómodos, mas que de alguma forma têm contribuído para a insustentabilidade ambiental que o planeta vive hoje. Uma das formas de diminuir a nossa pegada ambiental é precisamente alterar estes pequenos
hábitos e para isso só é preciso força de vontade para 

 começar, porque depois é tão fluído como já o era no passado. Deixamos-vos 5 sugestões que passam por dizer NÃO aos descartáveis e a dar nova vida a materiais que podem ser reutilizados. Aos poucos ajudaremos o planeta a recompor-se. Pequenos feitos, grandes efeitos.

1. Sacos de compras

Como diria uma senhora conhecida, é só andar para trás e voltar a fazer como antes. Usem sacos de algodão/pano para carregar as compras. Podem ser comprados, feitos ou herdados, de rede ou feitos com sobras de tecidos, são sacos que dão para fruta, legumes, pão, produtos de higiene e muito mais. Sujou? É só lavar e está pronto a reutilizar.

2. Lenços de pano

Quem não conhece quem ainda os usa? A facilidade de usar e deitar fora o lenço de papel levou ao esquecimento de como o lenço de pano é fácil de usar, lavar e reusar. A verdade é que fica bem mais leve para o ambiente, para a carteira e até para o nariz. E até pode ser usado como acessório.

 

 

3. Guardanapos de pano

Tal como os lenços, usar guardanapos de pano é um hábito que anda escondido, mas que é familiar. Porquê usar e abusar do papel envolvido em plástico, quando podemos ter um guardanapo lavável e reutilizável? Ainda por cima ficam bem bonitos na mesa. 

 

4. Compras a granel

Percebemos a quantidade de embalagens descartáveis que vêm das compras quando fazemos a separação de resíduos em casa. A nossa sugestão é, aos poucos, experimentar levar um frasco (reutilizado de outro produto) e comprar a granel. Além disso, os frascos podem ser personalizados e a despensa ficará uma beleza.

 

5. Garrafa de água reutilizável

Estima-se que, só na Europa, 25 mil milhões de garrafas de plástico vão parar a lixeiras ou ao ambiente. Para além do peso ambiental que acarretam, na produção e no destino, estas garrafas trazem ainda consequências para a saúde, o que faz com que a utilização da garrafa reutilizável seja um hábito prioritária na vida de cada um.

 

 

 

 

 

 

Texto: Inês Teixeira 

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.