Nesta oficina gratuita nada do que vem à rede é peixe

Um mar de livros sobre os oceanos, é o que vos espera na Livraria Faz de Conto por estes dias. Do Plasticus Maritimus, uma espécie invasora (Planeta Tangerina, 2018) ao O Grande Livro dos Oceanos (Bizâncio, 2018) e O Oceano - Com 100 perguntas e 70 abas com curiosidades! (Fábula, 2019), são todas edições bem bonitas para miúdos e graúdos aprenderem mais sobre a biodiversidade marítima. Mas há outra razão para eles estarem em destaque na loja. A oficina Plasticologia Marinha vai mostrar, através de vídeos e actividades, o perigo que o plástico representa para os oceanos. 

Todos os anos cerca de 8 milhões de toneladas de plástico vai parar aos oceanos e o impacto é tão grande quanto trágico nas espécies e ecossistemas marinhos. Esta oficina, organizada pelo Oceanário de Lisboa, troca a coisa por miúdos. Sofia Correia, livreira e formada em Engenharia do Ambiente, diz que é muito importante que mostremos como tudo o que fazemos no dia-a-dia conta, porque se as pessoas souberem das coisas talvez tentem mudar. A oficina tem cerca de 1h30 e é dada por monitores, alguns biólogos, de forma totalmente gratuita (mas com inscrição obrigatória através do email livraria@fazdeconto.pt). 

Plasticologia Marinha

Estão a ver as bacias com água e missangas coloridas? Agora imaginem que têm de as pescar, mas só as brancas. É coisa para demorar bastante tempo e dar asneira várias vezes. É uma das actividades da oficina e serve para ilustrar a dificuldade que os animais têm em separar o trigo do joio, que é como diz a comida do plástico, no mar.

Oceanário

Apesar de o plástico ter uma variedade enorme de utilizações, de ser um material útil, duradouro e versátil e que contribui em muitos domínios para o bem-estar humano, é urgente alertar que o seu uso de forma descontrolada tem impacto negativo no planeta e no Homem. Este é o alerta do Oceanário, que leva a cabo estas oficinas em escolas de todo o país para sensibilizar para a problemática do plástico nos oceanos, e dar ferramentas para o público conseguir minimizar o impacto a esse nível, através da alteração de comportamentos. 

A oficina é dia 10 de Julho, às 18h, na Livraria Faz de Conto, Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra, no Parque Verde. Está indicada para crianças do 1º ciclo, a partir dos 6 anos.  

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.