Gratuito e irresistível, este festival de Verão é para miúdos

Este fim-de-semana (29 e 30 de Junho), todos os caminhos vão dar ao Catrapim - Festival de Artes para Crianças (Catrapim), na Mata Nacional do Bussaco: o local é maravilhoso, a programação enche o olho e é tudo gratuito.
Durante 2 dias, a Mata Nacional do Bussaco (Luso, Mealhada) promete encher-se de milhares de crianças e adultos que poderão assistir a espectáculos de teatro, música, magia, marionetas, showcooking, malabarismo, palhaços, poesia, pinturas faciais, jogos e muita animação.
Organizado pela Fundação Mata do Bussaco e pela Câmara Municipal da Mealhada, com o apoio da The Navigator Company, o Catrapim é o maior evento artístico realizado numa Mata Nacional e o tema deste ano é a Floresta feliz com um programa dedicado à sustentabilidade ambiental e preservação da natureza.
Este festival de artes terá 8 palcos dispersos pela floresta, diversas animações de rua e uma série de jogos a decorrer entre as 14h30 e as 19h.
Os cabeças de cartaz da 3.ª edição do Catrapim são o Avô Cantigas (Sábado, 29 de Junho, 18h30) e Sónia e as Profissões (Domingo, 30 de Junho, 18h30). O cartaz conta com inúmeras actuações em ambos os dias, durante toda a tarde: uma aventura musical e circense dos Irmãos Esferovite, canções cantadas pela Cinderela e o Pinóquio, marionetas com música ao vivo pela companhia de teatro Mandrágora, peças de teatro da Atrapalh’Arte e da companhia Trincheira Teatro, os truques do Zé Mágico, as histórias de André Madalenoshowcooking a cargo dos professores do curso de cozinha da Escola Profissional Vasconcellos Lebre (Mealhada) e da doceira Tia Lídia.
Existirá ainda o espaço The Navigator Company que se chama Dá a mão à floresta e que irá apresentar uma série de jogos e entretenimentos, como a Moldura da Floresta, a Árvore de Diversões, Nutre a Árvore, a Corrida da Floresta, os Ramos Perdidos e a Roda da Sorte.

Programa

4 sessões/dia, das 14h30 às 18h30

Palco N: Dá a Mão à Floresta (The Navigator Company)
Palco 1: Showcooking (EPVL Escola Profissional Vasconcellos Lebre e Tia Lídia)
Palco 2: Teatro Infantil (Trincheira Teatro)
Palco 3: Contador de histórias (As Histórias do Madaleno)
Palco 4: Teatro de fantoches (AtrapalhArte)
Palco 5: Banda de Palhaços (Nuvem Voadora - Irmãos Esferovite banda de palhaços)
Palco 6: Espectáculo de Magia e animação de rua (Zé Mágico)
Palco 7: Espectáculo de Marionetas (Teatro e Marionetas de Mandrágora)
Palco 8: Musical (Plateia D'emoções - Produções Artísticas)

Às 18h30, o Palco 8 recebe os espectáculos de encerramento do Avô Cantigas (Sábado) e de Sónia e as Profissões (Domingo).

Onde estacionar?

Sugerimos que deixem o carro no parque junto às Portas de Sula (no local das habituais comemorações da Batalha do Bussaco, fora da Mata, na zona poente) e aproveitem a boleia, gratuita, num dos autocarros Catrapim que vão circular, entre as 13h30 e as 19h30, no percurso Portas de Sula-Catrapim-Portas de Sula).

Em alternativa, podem fazer o percurso, devidamente sinalizado, a pé (cerca de 10 minutos com grau médio de dificuldade). 

Como circular dentro da Mata?

Para facilitar o transporte de pessoas entre o Palácio do Bussaco e as Portas de Coimbra, um comboio lagarta circulará, durante as duas tardes do festival, sem quaisquer custos para os utilizadores.

Há comida e bebida?

Para além de uma zona de comidas e bebidas, o festival Catrapim terá também uma pequena feirinha/mercado com produtos regionais.
 

O que trazer para casa?

Cada criança poderá levantar um passaporte, no balcão de informações do evento, e se chegar ao final da tarde com o documento todo carimbado (sinal de que participou em vários jogos), terá direito a um brinde The Navigator Company. 
 

 

Texto: Joana Pires Araújo
Fotos: Catrapim

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.