Olha a cerveja fresquinha e sem glúten!

É uma boa notícia para quem tem intolerância ao glúten, ou simplesmente anda a evitar as proteínas insolúveis que se encontram frequentemente em cereais como a aveia, trigo, centeio e cevada. A Praxis, marca de cerveja artesanal fabricada em Coimbra, já tem uma variedade Sem Glúten à venda no restaurante que também é fábrica e Museu da Cerveja de Coimbra.

O espaço fica na margem esquerda do rio Mondego, junto à Quinta das Lágrimas, e é amplo, com esplanada coberta e a céu aberto. Tanto dá petiscar alguma coisa e ficar a pôr a leitura em dia, como para fazer um mega jantarada com amigos. Na Praxis, a cerveja é produzida segundo um processo 100% natural. Além daquela sem glúten, há cerveja de fruta, por exemplo, feita com maltes especiais e uma quantidade generosa de amoras biológicas; e há as já conhecidas Pilsener, Dunkel, Ambar, Weiss e a Strong. 

 

 

 

 

PRAXIS 
R. António Gonçalves, Lote 28/29, Santa Clara, Coimbra
Contacto: 239 440 207, coimbra@praxis.pt

Se já estão a pensar que deve ser cara, saibam que há diferentes preços e tamanhos, para além de não perderem nada em conhecer um pouco a história e processo de fabrico, desde a maltagem até ao enchimento.

Apesar de já produzir desde 2001, a cervejeira está a celebrar 10 anos desde que abriu ao público e começou a recuperar aquela que é uma velha tradição da cidade e região. Neste momento somos a única região do país que tem a cerveja como produto típico, ao lado de um Leitão da Bairrada, um Queijo da Serra, a Arte Xávega da Figueira da Foz ou o Arroz Carolino do Baixo Mondego, contou-nos Pedro Baptista.

Há uma década, o administrador e mestre cervejeiro juntou-se ao pai, Arnaldo Baptista, na missão de devolver à cidade a herança onde o principal segredo é...a água. Sim, não é por acaso que em Coimbra as raízes da produção cervejeira remontam a 1855, passando pela Fábrica de Cerveja Emídio Navarro, à Fabrica do Loreto e às marcas Onix e Topázio.

Pedro Baptista assegura que, neste momento, a marca orgulha-se de já vender mais fora do que dentro de portas e, brevemente, vai co-organizar o primeiro festival de cerveja artesanal na cidade, o Brew! Coimbra.

Há garrafas e canecas à venda na Praxis que dão bons presentes ou lembranças para os amigos de fora, por exemplo. E se precisarem de mais desculpas para lá ir ou quiserem fazer disso uma noite diferente, aproveitem as terças-feiras que são Noites de Fado, com entrada livre, ou vão estando atentos à página no Facebook para saberem das degustações e Noites de Stand Up Comedy.

 

 

 

Texto e fotos: Filipa Queiroz

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.