Também há marchas populares, sardinha assada e fogueiras em Coimbra

Na sexta-feira, dia 14 de Junho, todos os caminhos vão dar à Baixa para a 10.ª edição do Desfile de Marchas Populares, que acontece à noite, entre as 20h e as 24h, na Praça 8 de Maio e na Praça do Comércio. São cerca de 900 marchantes que prometem animar a cidade e que, nas edições anteriores, atraíram milhares de pessoas para a Baixa de Coimbra. Nesse dia, o trânsito vai estar encerrado, entre as 20h e as 24h, na Rua da Sofia e na Rua da Sota.

Como não há marchas populares que não sejam acompanhadas da típica sardinha assada, entre hoje e 15 de Junho (Sábado), podem encontrar este prato nas ementas de vários restaurantes que aderiram ao Festival da Sardinha, como o Rio Mondego I, o Rio Mondego II, a Petisqueira do Terreiro, O Cantinho dos Reis, O Recanto, O Sérgio, João dos Leitões, Snack Bar Marciu’s, Petisqueira Portuguesa, O Cantinho da Sota, Churrasqueira O Giro, Padaria Popular, Toca do Gato, Zé Neto, Temudu’s II, Bizarro, Pastelaria Sirius, Cova Funda – O Espanhol, Restaurante Jardim da Manga, O Mimo da Saragoça, A Chaminé, O Pátio, O Garfinho à Portuguesa, Alqueire, Arcada, D. Espeto, A Taberna do Romal, Os Manos, Restaurante Vitória, Solar do Bacalhau, Adega Paço do Conde, Churrasqueira da Baixa, Capas Negras, Restaurante 007, A Nova Penta, Aeminium e O Escritório. Esta iniciativa gastronómica conta com o apoio da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP).

marchas

Mas a festa continua: nos dias 22, 23 e 28 de Junho, o Grupo Folclórico de Coimbra volta a realizar as fogueiras da Alta de Coimbra, no Largo Marquês de Pombal. O ambiente é especial com o largo decorado com flores, enfeites de papel, balões venezianos e outros elementos alusivos à quadra popular e permite a recriação de uma antiga tradição das ruas e largos da cidade.

A União das Freguesias de Coimbra também assinala as festividades dos Santos Populares com encontros populares em locais de referência de Coimbra, num programa que passou pelo Mercado do Calhabé e pelo Largo do Romal na Baixinha de Coimbra. Com a participação activa de várias entidades a proposta é animar os vários locais com música e espectáculos sempre acompanhados pelas típicas sardinhadas desta altura do ano.

No dia 22 o Teclista Síncopa vai até à Pedrulha animar o baile popular que vai acontecer no largo da igreja. No dia seguinte, 23 de Junho, a animação volta ao Mercado do Calhabé com a Associação Salatina que volta a reeditar o espectáculo que tanto sucesso fez no ano passado e ao Largo do Romal com o baile desta vez a ser assegurado por Patrick. A animação volta ao Largo do Romal no dia 27, com Tiago Silva, e no dia seguinte, 28 pelas 20h30, BK Music está no Largo do Clube na Conchada. O Teclista Síncopa vai encerrar este mês de festividades com um Baile no Largo da Maria Linda em Coselhas no dia 29 a partir das 20h.

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.