CIDADE

Há várias alternativas na mesa para melhorar Coimbra e estão à espera do vosso voto

Até 30 de Junho, podem analisar e escolher um dos projectos aprovados pela Comissão Técnica do Orçamento Participativo.

A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) tem 500 mil euros para concretizar algumas das propostas admitidas na 2.ª edição do Orçamento Participativo do Município de Coimbra

Este processo começou com a apresentação de ideias, seguiu-se a apreciação pela Comissão Técnica do Orçamento Participativo e agora chegou a hora de votar: até 30 de Junho, podem analisar e escolher um dos 29 projectos do Coimbra Participa (apresentados por cidadãos com mais de 30 anos) e 17 do Coimbra Jovem Participa (apresentados por jovens com idades entre os 14 e os 30 anos).

A votação é simples e faz-se por voto eletrónico ou presencialmente. Se optarem pelo conforto do voto electrónico, basta acederem à zona da votação na plataforma (https://coimbraparticipa.cm-coimbra.pt/projetos) e escolher o projecto que entendem servir melhor a cidade – o processo é validado pelo número do cartão de cidadão. Se preferirem o voto presencial, só precisam de se dirigir a um destes locais: a Divisão de Atendimento e Apoio aos Órgãos Municipais da CMC, a Casa Municipal da Cultura ou a Loja do Cidadão.

No ano passado o tema era a dinamização do Centro Histórico e ganharam projectos como um espectáculo de música no Terreiro da Erva, a recuperação e dinamização do Jardim da Sereia, uma curta-metragem no Centro Histórico de Coimbra, uma Festival de Fado e outro de Humor. Este ano é a vez de pensar sobre a melhoria do bem-estar e da qualidade de vida da população.

O Orçamento Participativo é um mecanismo de democracia participada e participativa que permite aos cidadãos ter o poder de decisão directa sobre a utilização de dinheiros públicos na promoção das políticas públicas. 

Há projectos diversificados que pretendem melhorar a cidade e o concelho, com ideias relacionadas com o rio, a população idosa, a ecologia, a saúde, entre outras. Alguns dos projectos a votos no âmbito do Coimbra Participa são a disponibilização de um sistema de bicicletas eléctricas partilhadas, a criação de uma zona de lazer no Choupalinho, a disponibilização de instrumentos musicais para serem tocados na cidade, a recolha de detritos florestais, a criação de um clube dos sábios, a construção de campos de padel comunitários, a criação de um circuito de manutenção na Mata da Geria – mas há mais, basta que explorem as propostas na plataforma e decidam qual vão apoiar.

 

Comenta este artigo

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.