MIÚDOS

Já há mais dois parques infantis abertos em Coimbra

Uma boa notícia para quem tem crianças na cidade, sobretudo agora que o tempo pede brincadeira ao ar livre.

Um estava degradado e encerrado há semanas para obras, outro foi feito de raíz mas num lugar onde já passou muita brincadeira. Foi inaugurado o novo parque infantil do Jardim da Sereia e o Parque Infantil da Conchada acaba de reabrir depois de uma intervenção de reabilitação profunda. 

Segundo a União das Freguesias de Coimbra (UFC), a intervenção no espaço da Rua Padre Melo passou pelo arranjo paisagístico e substituição de todos os equipamentos, passando por um reforço dos equipamentos de segurança e vedações.

João Francisco Campos, presidente da UFC, disse que foi feito um esforço gratificante, em termos orçamentais, uma vez que, nas palavras do responsável, são espaços que se revestem de particular importância pois, além de serem locais de lazer para as nossas crianças, são ainda pontos de união da comunidade.

O parque do Jardim da Sereia é inclusivo e foi um dos projectos vencedores do Orçamento Participativo 2018, como Projecto de Dinamização do Centro Histórico de Coimbra. Com uma estrutura de trepar (aranha) um baloiço em cesto, fica a norte do patamar onde está a estátua de Tritão, no topo da escadaria do jardim, está inserido dentro de um círculo, um elemum elemento que surge várias vezes no jardim, equipamento acessível a crianças com mobilidade condicionada e passível de ser usado por mais que uma criança simultaneamente.

A delimitação do espaço é feita com recurso a elementos naturais como troncos, flores, folhas e pedras. A ideia foi de colmatar uma falha nos parques infantis da cidade, desenvolvido com elementos naturais e integrados no ambiente, sendo a âncora que irá atrair a pessoas ao Jardim da Sereia, tal como acontece nos parques dos centros históricos das cidades por todo o mundo.
.

O presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado, disse durante a inauguração no Dia Mundial da Criança que o parque parece pequenino, mas foi uma produção muito minuciosa, muito cuidada, e extremamente simbólica.

 

 

Comenta este artigo

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.