(Mini) Jornalistas por 1 dia: o melhor da nossa cidade e o que poderia mudar

Coimbra é um destino magnífico. Vivo na zona do Montarroio, entre a Praça da República e a Conchada. Encantam-me o Choupal, o Jardim Botânico e a Torre da Universidade. No meu dia-a-dia vejo paisagens lindíssimas. Coimbra é uma cidade enorme. Os locais que sugiro mais para passear são o Jardim Botânico e o Choupal.

Em Coimbra, poderia haver mais meios de transporte públicos para se poupar mais combustível e preservar o ambiente. A Universidade de Coimbra e a sua torre poderiam ser recuperadas para poderem ser visitadas por mais turistas de todo o mundo.

IMG_4506

No percurso para a Escola EB 2,3 Martim de Freitas, passo pelo Hospital Pediátrico e pelo Hospital da Universidade de Coimbra. Pelos meus olhos passam imagens que aprecio e outras que nem tanto, como o trânsito, o lixo nas bermas e passeios e o autocarro cheio de gente. Gosto especialmente da Igreja de Santo António dos Olivais, que os turistas poderiam visitar mais e do Parque Verde, que poderia ter campos de basquetebol e bancos para os nossos pais se sentarem.

IMG_4528

Vou dar a conhecer uma parte da cidade onde vivo. No percurso para a Escola EB 2,3 Martim de Freitas, passo pela Ponte de Santa Clara, pelo Jardim da Manga e pelo Jardim Botânico. Gosto de ver o Rio Mondego porque é muito calmo. Não gosto de ver o trânsito, a poluição automóvel e algumas situações de vandalismo urbano. Convido-vos a visitar, entre outras sugestões, o Convento de S. Francisco, o Parque Verde ou o Jardim Botânico. Esta cidade poderia beneficiar com a existência de um Oceanário, de um Museu de Cera e de um parque para os animais.

Onde podemos ir nos tempos livres? Deixamos aqui algumas sugestões. No Choupal, podemos fazer desporto, como por exemplo, caminhar, jogar basquetebol, entre outras atividades bem saudáveis. No Parque Verde, podemos descontrair e apanhar sol. Recomendamos o Restaurante “Itália” com muito boa comida e vista para o Rio Mondego.

IMG_4476

Gosto de viver em São Martinho de Árvore. É um lugar calmo e bom para passear.
Aqui perto, convido-vos a visitar o Palácio de São Marcos, o Castelo de Montemor-o-
Velho e, porque não?… apreciar a doçaria conventual de Tentúgal.

fullsizeoutput_e8bTambém quero propor-vos a visita ao Parque Zoológico de Montemor-o-Velho Europaradise, onde já fui ver os animais.

É muito bonito!

Para sentir Coimbra, proponho as seguintes iniciativas:

1) Acessos exclusivos para as ambulâncias;
2) Ciclovias;
3) Dar mais assistência a pessoas que estão hospitalizadas;
4) Os “Transportes de Doentes Não Urgentes”, não deviam ser a pagar, porque nem todas as pessoas têm essa disponibilidade financeira;
5) Parque de estacionamentos gratuitos na Baixa de Coimbra;
6) Limpezas do rio Mondego;
7) Reabertura das Docas;

Também mais iniciativas para o Dia da Criança:

1) Entradas grátis em parques temáticos, como por exemplo, oceanários, zoos, Portugal dos Pequenitos;
2) Atividades para toda a família;
3) Visita guiada pela cidade percorrendo os locais preferidos das crianças;
4) Construção de Parques de Diversões;

O que mais agrada é o facto de Coimbra ter bons hospitais, escolas, centros de dia para idosos.

IMG_4478

Aproveitamos para deixar aqui mais esta sugestão: se houvesse um aeroporto em Coimbra, mais turistas poderiam visitar esta linda cidade que ficaria mais conhecida no mundo. Além disso, nós teríamos possibilidade de viajar mais vezes.

 

 

Turma 5ºB da Escola EB 2,3 Martim de Freitas

 

Se gostaram deste artigo talvez queiram ler também estes, da mesma autoria e publicados a propósito do Dia Mundial da Criança: Sentir Coimbra nos locais e monumentos e Coimbra é uma boa cidade para viver?

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.