CIDADE

Precisam de um local calmo e com internet para trabalhar?

A Biblioteca Municipal de Coimbra é um local gratuito, com internet, jornais e revistas à vossa disposição.

Já nos chegaram à redacção vários pedidos de leitores que procuram um sítio sossegado para trabalhar e também nós temos essa necessidade, porque estamos entre reuniões ou simplesmente porque queremos mudar de ares. Em vez de procurarmos cafés, fomos experimentar um local público, gratuito, com internet e jornais e revistas do dia à nossa disposição.

Instalada a meio da Rua Pedro Monteiro, a Casa Municipal da Cultura acolhe a Biblioteca Municipal de Coimbra (Biblioteca ou BMC), um espaço amplo onde podem encontrar uma mesa e a tranquilidade que procuram para dedicar umas horas a trabalhar ou a estudar. Assim que passam a porta de entrada da Biblioteca, encontram do lado esquerdo um conjunto de mesas e cadeiras que estão à disposição de todos os cidadãos – e é justamente daqui que vos escrevemos.

Na sala interior, com vista para o arvoredo do Jardim da Sereia, há uma zona de estudo (apenas acessível se criarem um cartão de utente) e uma zona com mesas de madeira, de acesso livre. Para tirar o cartão de utente, basta apresentar o cartão de cidadão para preencher os dados necessários, ao balcão. Este cartão pode também ser necessário se pretenderem consultar alguma obra. A Biblioteca também vos empresta livros que podem levar para casa durante 14 dias (e ainda podem renovar por 2 vezes este período, caso precisem de mais tempo) mas, neste caso, devem apresentar um comprovativo de residência e pagar uma taxa anual no valor de 3,20€. A BMC dispõe ainda de um núcleo em Braille e livros áudio para empréstimo gratuito a pessoas deficientes visuais ou com problemas de visão.

No andar superior, encontram a imagoteca e a fonoteca e podem consultar os catálogos de obras disponíveis (imagens, CDs, áudio e filmes vídeo em VHS e DVDs). Também na Casa Municipal da Cultura mas no andar inferior, encontram a Biblioteca Infantil e Ludoteca, um espaço criado a pensar nos mais novos, repleto de jogos, brinquedos e livros (claro!).

Captura de ecrã 2019-05-29, às 10.11.33

Fundada em Dezembro de 1922, a Biblioteca Municipal de Coimbra (BMC) presta um serviço de leitura pública no concelho através de uma rede de bibliotecas anexas (Almalaguês, Assafarge, Brasfemes, Ribeira de Frades e S. João do Campo) e de uma biblioteca itinerante (Bibliomóvel). Beneficiária do Depósito Legal desde 1931, conta com importantes espólios de personalidades e instituições conimbricenses, tais como as bibliotecas da Revista Vértice e da Associação dos Artistas de Coimbra, ou os espólios de António Augusto Gonçalves, Afonso Duarte e Manuel da Silva Gaio, entre outros.

Actualmente é a casa de uma vasta colecção constituída por mais de 520000 monografias, cerca de 30000 títulos de publicações periódicas e de 6000 documentos audiovisuais em permanente actualização, bem como um rico acervo fotográfico de temática predominantemente coimbrã, de onde se distingue o espólio do fotógrafo Formidável. Destacamos o rico acervo documental do fundo de história coimbrã que é disponibilizado para consulta local, através do Gabinete de História da Cidade.

 

SEG-SEX 10H-19H30, SÁB 11H-13H e 14H-19H | BIBLIOTECA MUNICIPAL DE COIMBRA
Casa Municipal da Cultura – Rua Pedro Monteiro, Coimbra
913 404 048
Contactos: 239702630, cultura@cm-coimbra.ptFacebook

Comenta este artigo

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.