A Alta da cidade vai andar a todo o gás porque este rally parte da Porta Férrea

Já repararam que há estradas onde não se pode estacionar, na Sá da Bandeira e na zona da Universidade? A Queima já lá vai e o motivo é outro: Rally de Portugal de 2019, que integra o Campeonato do Mundo de Rallys, decorre entre 30 de Maio e 2 de Junho e tem início em Coimbra. Se não se costumam interessar por este tipo de programa, a oportunidade é mesmo imperdível – porque não precisam de ir ao rally, é o rally que vos chega à cidade.

Estão a ler bem: é mesmo no coração da alta universitária, classificada como Património Mundial pela Unesco, que vai ter lugar, pelas 19h de quinta-feira (30 de Maio), a cerimónia de apresentação da prova que passa, na região Centro, pelos concelhos de Arganil, Góis e Lousã. 18 anos depois, o Rally de Portugal (que já vai na 53ª edição) regressa ao centro do país e conta com um percurso de 1463,55km, dos quais 311,59 cronometrados ao longo de 20 especiais de classificação. Na sexta-feira (31 de Maio), os carros partem às 8h30, também do Largo Dom Dinis, para a Lousã onde arranca a prova.

A passagem por Coimbra é apenas uma cerimónia de apresentação e, na opinião de Bruno Magalhães (piloto), a ideia de levar a modalidade ao miolo da cidade pode fazer com que alicie as pessoas para assistir à prova na montanha e na serra. Aliás, confessou-nos que o ambiente será certamente especial porque este ano a modalidade está de volta a Arganil e as pessoas estão a reviver o passado, quando Arganil era a catedral do rally. As famosas noites de Arganil ficaram na memória de muitos que viveram ao máximo o espírito das corridas naquelas bandas.

Provavelmente, muitos não saberão a enorme tradição de rally na região Centro que moveu milhares de espectadores que quase que engoliam as estradas por onde passavam os carros. Os dias eram feitos de tanto entusiasmo quanto de pó e as características das provas bem como a atmosfera única ficaram na memória de muitos pilotos e equipas internacionais que por cá competiram.

WhatsApp Image 2019-05-29 at 12.33.13

O Presidente da Câmara Municipal de Coimbra deixou o apelo para que todos cumpram as normas de segurança porque estamos habituados a receber grandes eventos sem contratempos mas é necessário que os cidadãos percebam que este evento terá de correr na perfeição para que seja uma grande festa. No mesmo sentido, o Presidente do Automóvel Club de Portugal alertou para que o público respeite na íntegra as regras e a sinalização de segurança.

 

Atenção aos condicionamentos de trânsito

Na quinta-feira (30 de Maio), o trânsito vai estar condicionado, das 00h às 13h, na Rua Padre António Vieira, Couraça dos Apóstolos, Rua de S. Pedro, Rua de S. Paulo, Rua Larga e Largo da Porta Férrea, Rua Inácio Duarte, Largo Marquês de Pombal, Largo da Feira dos Estudos e Rua Arco da Traição, para montagem de materiais. O trânsito estará cortado na Calçada Martim de Freitas das 00h às 13h, bem como das 13h às 24h na Rua Larga, Largo D. Dinis, Largo da Porta Férrea e novamente na Calçada Martim de Freitas. E será ainda cortado, das 19h às 20h no Largo da Feira, Rua dos Estudos, Largo D. Dinis, Rua Arco da Traição, Rua de S. Paulo, Largo da Porta Férrea e Rua Larga, onde se realizará o desfile dos automóveis. A circulação estará condicionada, ainda, das 13h às 24h, na Rua Padre António Vieira, Couraça dos Apóstolos, Rua de S. Pedro, Rua de S. Paulo, Rua Arco da Traição, Rua Inácio Duarte, Largo Marquês de Pombal, Largo da Feira e Rua dos Estudos.

Na sexta-feira (31 de Maio) , entre as 00h e as 7h00, o trânsito vai estar condicionado na Rua Padre António Vieira, Couraça dos Apóstolos, Rua de S. Pedro, Rua de S. Paulo, Calçada Martim de Freitas e Rua Arco da Traição, Rua Inácio Duarte, Largo Marquês de Pombal, Largo da Feira e Rua dos Estudos. Haverá um corte efetivo, das 7h às 10h30, na Rua Padre António Vieira, Couraça dos Apóstolos, Rua de S. Pedro, Rua de S. Paulo, Calçada Martim de Freitas e Rua Arco da Traição, Rua Inácio Duarte, Largo Marquês de Pombal, Largo da Feira, Rua dos Estudos, Largo D. Dinis, Rua Larga e Largo da Porta Férrea, para a partida oficial do rally, que começará pelas 08h30.

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.