COOLTURA

Estas visitas guiadas têm esgotado rapidamente

A Câmara Municipal de Coimbra promove um conjunto de visitas guiadas que percorrem a história e cultura locais.

Várias pessoas já aproveitaram o desafio lançado pela Câmara Municipal de Coimbra e participaram nas visitas guiadas a diferentes monumentos e locais emblemáticos da cidade, através dos quais se percorre um pouco da história e cultura locais. Partilhamos os locais e temas deste mês de Maio.

MERCADO Municipal D Pedro V

23 DE MAIO (5ª FEIRA) – ROTEIROS DE COIMBRA: MERCADOS DE COIMBRA

Esta visita promete dar a conhecer a história dos mercados da cidade e do seu contributo para o desenvolvimento da economia local, das vivências e das tradições de Coimbra.

Contando com a existência de alguns mercados ancestrais, tais como o Mercado de S. Bartolomeu e o Mercado de Sansão, que regularmente se realizavam na cidade, Coimbra viu surgir com alguma controvérsia o Mercado D. Pedro V, no espaço onde hoje o conhecemos. Inaugurado a 17 de novembro de 1867, ficou para sempre ligado às vivências da cidade, nomeadamente à designada Revolta do Grelo. Neste mercado, veio a construir-se, em 1907, o Pavilhão do Peixe de autoria do arquitecto Silva Pinto – um interessante exemplar da arquitectura do ferro e do vidro.

Local de encontro: 15h, junto ao Pelourinho da Praça do Comércio

28 DE MAIO (3ª FEIRA) – ROTEIROS DE COIMBRA: FUNDAÇÃO DA NACIONALIDADE

A proposta para este passeio é um percurso por alguns espaços da cidade intimamente ligados à Fundação da Nacionalidade, sua criação e desenvolvimento, desde a sua origem até à atualidade.

A visita tem início no espaço onde repousam os fundadores do Reino, Panteão
Nacional, onde se conjugam diferentes estilos arquitectónicos, executados por artistas dos mais conceituados nas diferentes épocas, centro de uma intelectualidade excepcional e única no panorama nacional, passando por uma das principais portas da cidade até à
Praça das Cortes, lugar de uma nova afirmação da independência e integridade do nosso
Reino, levando o visitante a percorrer a História de Portugal e da cidade de Coimbra.

Este itinerário pretende preservar, na memória colectiva, a importância e relevo que a
cidade de Coimbra teve na reconquista cristã e na formação da nacionalidade e
identidade de um povo, dar a conhecer aspectos menos conhecidos deste espaço nacional único, classificado como património mundial pela UNESCO.

A entrada é paga e tem um custo de 1€.

Local de encontro: 15h, em frente à Câmara Municipal de Coimbra

.
As visitas guiadas realizam-se com um mínimo de 10 pessoas e um máximo de 30. Os interessados devem fazer a sua inscrição, via telefónica ou presencial, na Câmara Municipal de Coimbra (Casa Aninhas – 239 857 500 ou Casa Municipal da Cultura – 239 702 630). Todas as entradas pagas são da responsabilidade dos participantes, que são devidamente informados dessa circunstância.

Comenta este artigo

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.