MIÚDOS

Agenda dos Pequenitos | 18 e 19 de Maio

Oficinas criativas, dança para pais e filhos, construção de máquinas, cinema, visitas guiadas nocturnas, leitura de histórias e um festival em Águeda. Ufa!

Começamos bem, com a 11.ª edição do Festival i!, em Águeda, que começa na sexta-feira e termina no Domingo. A noite de abertura será no CAA – Centro de Artes de Águeda, às 21h30, com um espectáculo gratuito. No sábado e domingo, acontece o habitual non-stop de actividades, animação, jogos e espectáculos, por vários espaços da cidade, numa grande festa para toda a família. O programa completo pode ser consultado no site oficial, em dorfeu.pt/i.

Para além do festival, deixamos algumas sugestões para aproveitarem o fim-de-semana em Coimbra.

SÁB | 18 MAI

OFICINAS CRIATIVAS 
10H-12H | Casa das Artes Bissaya Barreto

Esta vai ser uma manhã de sábado bastante divertida para miúdos e graúdos que começa com a descoberta de alguns autores de pop-up. Em seguida, partem para a criação destas esculturas em papel com o guia dos exemplos e de alguns exercícios práticos. A oficina destina-se a crianças entre os 5 e os 10 anos, acompanhadas por um adulto. Custa 15€ (adulto + criança) e as inscrições devem ser feitas através deste formulário. Podem obter mais informações por e-mail (casadasartes@fbb.pt) ou por telefone (912 624 531)

DANÇA PARA PAIS E FILHOS
11H | Teatro da Cerca de São Bernardo

Orientado pela bailarina e coreógrafa Leonor Barata no Teatro da cerca de São Bernardo, durante 1 hora os grandes servem de apoio e suporte para as acrobacias dos pequenos e os pequenos rebolam, rodam e apoiam-se nos pais. Saindo por instantes do quotidiano vertical, inventam juntos as danças que quiserem. É para adultos e crianças dos 18 meses aos 4 anos e custa 10€ (adulto+criança). Podem reservar através dos números 239 718 238 / 966 302 488 ou por email para geral@aescoladanoite.pt.

CINEMA
12H | Exploratório – Centro de Ciência Viva de Coimbra

A cantora Maria João e a ilustradora Cristina Sampaio vão estar este sábado no Exploratório, na sessão especial do filme Astronomia para Bebés – Sentir o Cosmos em Família, para a qual estão convidadas as famílias com crianças até aos 3 anos. A entrada é livre mas tem inscrição obrigatória (visitas@exploratorio.pt, 239 703 897).

CONSTRUÇÃO DE MÁQUINAS 
15H-16H | Exploratório – Centro de Ciência Viva de Coimbra

Se visitarem a exposição Mechane – Homens, Máquinas e Grandes Pedras, podem contar com uma actividade destinada a miúdos e graúdos, em família ou num grupo de amigos: na MechaneOficina, todos podem construir modelos de máquinas com peças KNEX®. Para além da possibilidade de construção de máquinas aberta a todos os que visitarem a exposição, em qualquer dia da semana, todos os sábados, das 15h às 16h, acontece uma sessão especial, acompanhada por monitores do Exploratório. A participação na actividade está integrada no bilhete da visita à exposição Mechane – Homens, Máquinas e Grandes Pedras.

CINEMA 
17H15-18H | Exploratório – Centro de Ciência Viva de Coimbra

O Hemispherium promete levar-nos num voo para conhecer o mundo fascinante das aves. Todos os anos, milhares de aves cruzam os céus em espetaculares migrações, sempre em busca de alimento e lugares mais amenos. Mas como sabem o caminho a seguir? Porque é que nunca se perdem? Neste documentário partimos à descoberta do mundo das aves, das suas rotas e da impressionante relação que estabelecem com o céu estrelado.

MUSEU 
21H, 22H OU 23H | Mosteiro de Santa Clara-a-Velha

Na Noite dos Museus, há um programa à espera de todos os que se interessem pela colecção de porcelana chinesa do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha. As visitas guiadas à exposição Memórias da China Imperial em Santa Clara de Coimbra são gratuitas e têm uma duração aproximada de 45 minutos. A marcação é obrigatória (por telefone: 239 801 160) e há um limite de 25 participantes por grupo.

DOM | 19 MAI

LEITURA DE HISTÓRIAS 
10H15 e 11H30 | Livraria Faz de Conto

Rosa Meira, Engenheira (Andrea Beaty e David Roberts, ASA) é a proposta do Explorastórias deste mês, um livro que dá a conhecer uma menina tímida que só quando está sozinha no sótão, à noite, se permite dar asas à imaginação. E que imaginação. No livro estão algumas das mais incríveis engenhocas como calças-balão, um chapéu anti cobra e uma geringonça voadora. Todas criações assombrosas que, ainda assim, ela não mostra a ninguém com medo de fracassar e ser alvo de troça. Até que recebe a visita da tia-avó Rosa, que a faz perceber que não há maior fracasso do que desistirmos dos nossos projetos com medo da reação dos outros. Dura cerca de 1h e as inscrições fazem-se por e-mail (visitas@exploratorio.pt) ou por telefone (239 703 897).

LEITURA DE CONTOS
12H15 | Livraria Almedina – Estádio Cidade de Coimbra

Esta é a habitual hora do conto na livraria Almedina do Estádio. A história escolhida é Chiu, Estou a Ler!, de John Kelly, um conto deliciosamente divertido que fala sobre a imaginação e o prazer contagiante da leitura. Não incomodar! A Leonor está a ler! Por favor, Volta mais tarde, quando ela já tiver acabado este livro absolutamente espantoso e incrível.

CINEMA 
17H15-18H | Exploratório – Centro de Ciência Viva de Coimbra

O Hemispherium promete levar-nos num voo para conhecer o mundo fascinante das aves. Todos os anos, milhares de aves cruzam os céus em espetaculares migrações, sempre em busca de alimento e lugares mais amenos. Mas como sabem o caminho a seguir? Porque é que nunca se perdem? Neste documentário partimos à descoberta do mundo das aves, das suas rotas e da impressionante relação que estabelecem com o céu estrelado.

Comenta este artigo

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.