PASSEIOS

Este paraíso fica a 30km de Coimbra

A beleza simples da aldeia e a envolvência do cenário natural são desarmantes.  

Toca o despertador, o dia passa a correr e conta com mil e um afazeres profissionais e pessoais. O combustível do quotidiano é, muitas vezes, a vontade de escaparmos para um recanto sossegado onde o tempo rende mais que o habitual e podemos recarregar baterias. Sugerimos a Villa Pedra, um pequeno paraíso que nasceu em 2007 numa encosta da Serra de Sicó, na antiga Aldeia de Cima que esteve ao abandono por mais de 70 anos.

A história é simples: Manuel Casal apaixonou-se pela zona por causa da irmã e decidiu fazer uma casa para passar o tempo livre. Pouco tempo depois, ele e mais 2 sócios, Vítor Mineiro e Eckhard Franck, encantados com a antiga aldeia, arregaçaram mangas para dar uma nova vida ao amontoado de ruínas. Villa Pedra fica no concelho de Soure, a cerca de 30km de Coimbra, e conta com 14 casas recuperadas, incluindo o espaço A Cozinha onde podem reservar mesa para jantar, mesmo que não estejam lá hospedados.

À chegada, o anfitrião Lino Borges Lopes entregou-nos a chave e levou-nos pelo caminho de pedra até à Casa Amendoeira. Todas as casas têm nomes de flo­res ou frutos (Jasmim, Alecrim, Nogueira, Cerejeira, Nespereira, Limoeiro, Amendoeira, Loureiro) consoante a árvore ou plan­ta que se encontra no quintal e há tipologias distintas (T1, T1+1 ou T2).

Ao entrarmos na casa, explicou que, todos os dias de manhã, encontramos um saco de pano com pão fresco pendurado na porta para o pequeno-almoço. Os restantes alimentos (como queijo, fiambre, compotas, manteiga, ovos, iogurtes, leite, chá, café e fruta) estão já na cozinha para que possamos começar o dia à hora que bem entendermos, com os primeiros raios de sol ou depois de um acordar tardio.

Desde logo, percebemos que a intervenção realizada é um abraço forte entre o antigo e o contemporâneo, o local e o resto do Mundo, o óbvio e o inesperado. A casa tem um quarto com 2 camas, uma sala de estar com lareira, uma sala de jantar, uma kitchenette totalmente equipada (à excepção do forno) e uma casa de banho com duche. A mera descrição dos espaços não faz justiça ao impacto dos vários cantos que revelam peças únicas de mobiliário e arte – e muitos quadros estão para venda.

A porta fechou-se e o olhar ficou distraído com uma porta de vidro que emoldurava na perfeição o verde da paisagem da serra da Lousã. Ir para este local isolado não significa necessariamente deixar o conforto para trás e todas as casas estão equipadas com aquecimento central, TV, leitores de dvd e internet (fibra óptica). Como a ideia era mesmo relaxar, as espreguiçadeiras do jardim privativo chamaram a nossa atenção e ali ficámos até à hora de jantar.

Foi Marta Gomes que serviu o jantar e que nos contou que trocou a margem sul de Lisboa pela pacatez de Ansião e pela responsabilidade d’A Cozinha de Villa Pedra. A confecção é caseira e apresenta muitos produtos locais. A barriga ficou rendida às entradas que, naquele dia, incluíram queijo no forno com tomate, peixinhos da horta, pão fresco, azeitonas e manteiga. Seguiu-se um rolo de carne com vegetais e um final em grande com uma fatia de tarte de maçã e gelado de baunilha. A refeição acompanhou o pôr do sol e a luz doce dos finais de tarde que deram lugar ao escuro da noite.

O dia seguinte trouxe muito sol e calor e pudemos aproveitar a piscina exterior. Se a estadia tivesse acontecido numa altura invernosa, o programa alternativo seria igualmente bom, à lareira e a saborear um bom vinho.

Uma estadia em Villa Pedra é mais ou menos como passar férias em casa de familiares. Todo o pessoal é atencioso e consegue perceber se queremos dois dedos de conversa – e que boas conversas – ou se preferimos ficar entregues ao abandono, às leituras, aos pensamentos, ao simplesmente estar.

 

VILLA PEDRA – NATURAL HOUSES
Rua do Rechio e Seladas, Cotas – Pombalinho Soure
Contactos: 910 731 194 / 917 216 470, info@villapedra.com
Site

Comenta este artigo

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.