FIT

Querem adrenalina? Sugerimos um programa gratuito

O Campeonato da Europa de Downhill regressa às Aldeias do Xisto e temos dicas boas.

Entre os dias 2 e 5 de Maio, as Aldeias do Xisto vão receber uma das provas máximas do ciclismo internacional, o Campeonato da Europa de Downhill, a modalidade mais vertiginosa do BTT (bicicleta todo terreno). Os ingredientes prometem um resultado único: um local que é o destino de excelência do país para a prática de ciclismo, um ambiente fantástico de competição, convívio e muita adrenalina.

Durante quatro dias, o epicentro do Campeonato vai ser na Pampilhosa da Serra. São esperados 200 participantes provenientes de todos os cantos da Europa, motivados pela possibilidade de levar para casa o estatuto de campeões da Europa.

Não precisam de comprar bilhete porque o evento é gratuito e de acesso livre. Se ficam interessados na experiência, deixamos algumas dicas úteis:

#1. O melhor local para estacionamento é entre a Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra e o Hotel Villa Pampilhosa.

#2. O melhor sítio para ver as provas é mesmo junto à meta porque se vê a chegada dos ciclistas e sabe-se, imediatamente, qual o tempo e o lugar alcançados. Como se trata de uma prova em contra-relógio, com os corredores a participarem um a um, é interessante saber qual o desempenho de cada um deles. A zona da partida também tem acesso de carro e podem ainda procurar qualquer local ao longo da pista, indo a pé, do lado de fora das fitas delimitadoras da pista. Esta opção é mais exigente em termos físicos mas permite encontrar um ou outro ponto de maior espectáculo, como saltos.

#3. No que toca a comes e bebes, o centro da vila fica a 5 minutos a pé e tem várias opções.

#4. Os dias que valem mais a pena são Sábado (4 de Maio) e Domingo (5 de Maio): no Sábado acontecem as descidas cronometradas de qualificação e no Domingo correm-se as finais que determinam os campeões da Europa.

Os adeptos portugueses esperam que os ciclistas nacionais voltem a surpreender já que, em 2018, Francisco Pardal sagrou-se campeão europeu de elite e Tiago Ladeira arrebatou a medalha de ouro em juniores. Além disso, nas categorias de veteranos, Portugal arrecadou um total de sete medalhas.

O Campeonato da Europa de Downhill enquadra-se no âmbito do projeto Cyclin’ Portugal, que reconhece as Aldeias do Xisto como o primeiro destino de excelência do país para a prática de ciclismo, cruzando infra-estruturas de qualidade, eventos de cariz competitivo e de lazer, e programas e serviços turísticos especialmente dirigidos a este público.

Se quiserem aproveitar para passar um fim-de-semana fora, espreitem as sugestões de alojamento, experiências e restaurantes na plataforma de reservas Book in Xisto.

Bons passeios!

Comenta este artigo

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.